Ventos do furacão Ian atingem velocidades no limite da categoria 5

Durante esta madrugada, o furacão Ian atingiu a categoria 4. No entanto, sua rápida intensificação está levando-o ao limiar da categoria 5. Espera-se que isto aconteça nas próximas horas, antes de sua chegada iminente à Flórida.

Furacão Ian
O furacão Ian passou por uma rápida intensificação, com ventos no limiar da categoria 5 na escala de classificação de intensidade de furacões.

O relatório divulgado às 04:00 h (UTC-3) pelo Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos relatou a rápida intensificação do furacão Ian, que se dirige para o Estado da Flórida. Aviões caçadores de furacões detectaram ventos sustentados de 220 km/h. Apenas duas horas mais tarde, o mesmo centro informa que seus ventos máximos sustentados atingiram 250 km/h, apenas 1 km/h a menos de ser considerado um furacão categoria 5!

No relatório emitido pelo NHC às 08:00 (UTC-3) foi informado que o olho do furacão está na latitude 25,9º norte, longitude 82,8º oeste, movendo-se na direção norte-nordeste a cerca de 15 km/h, de acordo com relatórios da aeronave caçadora de furacões da NOAA.

A mesma agência prevê que chegará à terra como um "furacão catastrófico de categoria 4". No entanto, a rápida intensificação nas últimas horas permite estimar que a força dos ventos do furacão Ian pode ultrapassar o limite desta categoria, elevando-o à classificação mais alta atualmente utilizada para os furacões: categoria 5, com ventos sustentados de mais de 251 km /h.

Ressacas de até 5 metros de altura

Durante a aproximação e passagem de Ian, são esperadas ondas intensas em grande parte do estado da Flórida. As praias de Englewood e Bonita, na trajetória direta do furacão, receberiam ondas de mais de 5 metros. A água do mar pode viajar vários metros para o interior do continente, de acordo com as projeções do modelo.

O setor oeste do estado da Flórida também deve sentir os efeitos da tempestade causada por Ian. Embora seja esperado seu enfraquecimento durante sua passagem por terra, deve deixar ondas de 1 a 1,5 m na costa Atlântica da Flórida e também na costa dos estados da Geórgia e Carolina do Sul.

Furacão Ian passa pela Flórida com chuvas intensas

De acordo com o último relatório do NHC, a parte central e noroeste do estado da Flórida será a afetada com as chuvas mais intensas. São esperados entre 300 e 400 mm de chuva em sua trajetória, embora haja setores que poderiam receber até 600 mm de chuvas.

Os estados da Geórgia e Carolina do Sul receberiam entre 100 e 200 mm de chuvas em decorrência dos efeitos do avanço do furacão Ian.

Aviso de tornados

Além do exposto, Ian também deixa a possibilidade de formação de tornados durante o dia de hoje (28) e também durante a noite na parte sul e central do estado da Flórida.