Ventos do furacão Ian atingem velocidades no limite da categoria 5
Durante esta madrugada, o furacão Ian atingiu a categoria 4. No entanto, sua rápida intensificação está levando-o ao limiar da categoria 5. Espera-se que isto aconteça nas próximas horas, antes de sua chegada iminente à Flórida.

O relatório divulgado às 04:00 h (UTC-3) pelo Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos relatou a rápida intensificação do furacão Ian, que se dirige para o Estado da Flórida. Aviões caçadores de furacões detectaram ventos sustentados de 220 km/h. Apenas duas horas mais tarde, o mesmo centro informa que seus ventos máximos sustentados atingiram 250 km/h, apenas 1 km/h a menos de ser considerado um furacão categoria 5!
El ojo del #HuracánIan se acerca a #Florida. El @NHC_Atlantic informó recientemente que sus vientos sostenidos alcanzan los 250 km/h, a punto de convertirse en un #huracán categoría 5.
— Meteored.cl (@meteoredcl) September 28, 2022
Acompaña su evolución y avance en https://t.co/TGGKPi6EB6 pic.twitter.com/Gm3OGoy27s
No relatório emitido pelo NHC às 08:00 (UTC-3) foi informado que o olho do furacão está na latitude 25,9º norte, longitude 82,8º oeste, movendo-se na direção norte-nordeste a cerca de 15 km/h, de acordo com relatórios da aeronave caçadora de furacões da NOAA.
#SevereWeather
— Meteored.cl (@meteoredcl) September 28, 2022
En el ojo del del huracán mayor #Ian.
Está rozando la categoría 5, con vientos sostenidos de más de 249 km/h. Tras impactar en Cuba, sus efectos podrían ser devastadores en #Florida. pic.twitter.com/HxhoMIL8ph
A mesma agência prevê que chegará à terra como um "furacão catastrófico de categoria 4". No entanto, a rápida intensificação nas últimas horas permite estimar que a força dos ventos do furacão Ian pode ultrapassar o limite desta categoria, elevando-o à classificação mais alta atualmente utilizada para os furacões: categoria 5, com ventos sustentados de mais de 251 km /h.
Ressacas de até 5 metros de altura
Durante a aproximação e passagem de Ian, são esperadas ondas intensas em grande parte do estado da Flórida. As praias de Englewood e Bonita, na trajetória direta do furacão, receberiam ondas de mais de 5 metros. A água do mar pode viajar vários metros para o interior do continente, de acordo com as projeções do modelo.
Deepest storm surge is now forecast for the Fort Myers area with up to 16 feet. Close up of Caloosahatchee and Peace rivers on right. pic.twitter.com/ELP2F4eljf
— Kimberly Miller (@KMillerWeather) September 28, 2022
O setor oeste do estado da Flórida também deve sentir os efeitos da tempestade causada por Ian. Embora seja esperado seu enfraquecimento durante sua passagem por terra, deve deixar ondas de 1 a 1,5 m na costa Atlântica da Flórida e também na costa dos estados da Geórgia e Carolina do Sul.
Furacão Ian passa pela Flórida com chuvas intensas
De acordo com o último relatório do NHC, a parte central e noroeste do estado da Flórida será a afetada com as chuvas mais intensas. São esperados entre 300 e 400 mm de chuva em sua trajetória, embora haja setores que poderiam receber até 600 mm de chuvas.
Os estados da Geórgia e Carolina do Sul receberiam entre 100 e 200 mm de chuvas em decorrência dos efeitos do avanço do furacão Ian.
Aviso de tornados
Além do exposto, Ian também deixa a possibilidade de formação de tornados durante o dia de hoje (28) e também durante a noite na parte sul e central do estado da Flórida.