Chuvas e degelos deixam a França em alerta para enchentes

O país inteiro está em alerta com a subida dos rios. O grande volume de chuvas da última semana, somado aos degelos, têm causado o aumento da vazão e o transbordamento de rios em várias regiões da França.

A enorme quantidade de chuvas que caiu nos últimos meses no país europeu tem se refletido na grande vazão de seus rios. A França recebeu, até agora, neste inverno mais do que o dobro do volume de precipitação esperado para esta estação. Somam-se a isto as chuvas torrenciais que afetaram diversas regiões nos últimos dias e as altas temperaturas, que favoreceram o derretimento da neve acumulada em suas montanhas.

No Rio Sena, que atravessa a capital Paris, a água ultrapassou as margens, inundando as ruas mais próximas. Embora sejam esperadas mais chuvas, não se espera que elas tenham o mesmo impacto que as enchentes ocorridas em janeiro de 2018.

O Rio Garona, na região sul da França, alagou vastas áreas de fazendas e plantações perto da cidade de Tonneins. A força da água no Rio Lot, em Douelle, atingiu pequenos barcos no cais, arrastando-os por vários quilômetros rio abaixo.

Várias regiões da França estão com alertas ativos devido às inundações significativas que estão previstas, sendo que os mais afetados estão nas partes norte e sudoeste do país. As chuvas de segunda-feira (1) afetaram principalmente os trechos mais altos dos rios Garona, Dordoña e Adur, porém, os efeitos do aumento do nível das águas a jusante já começaram a ser sentidos, com cortes nas ferrovias e estradas.

youtube video id=cjDGulpZZ4g