Por que a missão Artemis I da NASA não decolou para a Lua?
O lançamento da primeira parte da missão Artemis, que levará a humanidade de volta à Lua, teve que ser adiado nesta segunda-feira, 29 de agosto. Aqui te contamos o que aconteceu.
Após ocorrer um problema no motor 3, conforme informado pela NASA em suas redes sociais, o lançamento da primeira fase da missão Artemis teve que ser adiado.
Conforme relatado pela agência norte-americana durante a transmissão ao vivo, as equipes técnicas continuarão a coletar os dados. Ainda não se sabe ao certo a próxima data prevista para o lançamento, o que poderá acontecer na próxima sexta-feira, 2 de setembro, desde que os problemas técnicos ocorridos estejam resolvidos.
The launch of #Artemis I is no longer happening today as teams work through an issue with an engine bleed. Teams will continue to gather data, and we will keep you posted on the timing of the next launch attempt. https://t.co/tQ0lp6Ruhv pic.twitter.com/u6Uiim2mom
— NASA (@NASA) August 29, 2022
O diretor de lançamento abortou a decolagem do Artemis I aproximadamente às 12:34 UTC (09:34h hora local no Brasil). A NASA informou em seu blog que tanto o foguete como a espaçonave Orion estão em uma configuração estável e segura.
#Artemis I update: Launch is currently in an unplanned hold as the team works on an issue with engine number 3 on the @NASA_SLS core stage. Operations commentary continues at https://t.co/z1RgZwQkWS https://t.co/mFyoeRMC6q
— NASA (@NASA) August 29, 2022
Os técnicos de lançamento continuavam avaliando por que a temperatura adequada para a decolagem não foi atingida durante um teste. Após testes malsucedidos, a missão ficou sem tempo na janela de decolagem para ser lançada.
A NASA determinará a melhor próxima data de lançamento, após descobrir o que causou esse problema ocorrido na tentativa desta segunda-feira, 29 de agosto.
O lançamento pode ser acompanhado ao vivo por câmeras da NASA por meio da plataforma do Youtube.