Por que a missão Artemis I da NASA não decolou para a Lua?

O lançamento da primeira parte da missão Artemis, que levará a humanidade de volta à Lua, teve que ser adiado nesta segunda-feira, 29 de agosto. Aqui te contamos o que aconteceu.

Após ocorrer um problema no motor 3, conforme informado pela NASA em suas redes sociais, o lançamento da primeira fase da missão Artemis teve que ser adiado.

Conforme relatado pela agência norte-americana durante a transmissão ao vivo, as equipes técnicas continuarão a coletar os dados. Ainda não se sabe ao certo a próxima data prevista para o lançamento, o que poderá acontecer na próxima sexta-feira, 2 de setembro, desde que os problemas técnicos ocorridos estejam resolvidos.

O diretor de lançamento abortou a decolagem do Artemis I aproximadamente às 12:34 UTC (09:34h hora local no Brasil). A NASA informou em seu blog que tanto o foguete como a espaçonave Orion estão em uma configuração estável e segura.

Os técnicos de lançamento continuavam avaliando por que a temperatura adequada para a decolagem não foi atingida durante um teste. Após testes malsucedidos, a missão ficou sem tempo na janela de decolagem para ser lançada.

A NASA determinará a melhor próxima data de lançamento, após descobrir o que causou esse problema ocorrido na tentativa desta segunda-feira, 29 de agosto.

O lançamento pode ser acompanhado ao vivo por câmeras da NASA por meio da plataforma do Youtube.