Artemis I decolou: um novo capítulo na exploração lunar começa
Poucos minutos antes das 04:00 da manhã no Brasil, a missão Artemis I da NASA decolou com sucesso em direção à órbita lunar. Esta missão é o primeiro grande passo para o retorno da humanidade à Lua.
A terceira é a vencida. Depois de duas tentativas fracassadas de lançar a nave ao espaço que dá início a uma nova era de exploração lunar, o SLS (Space Launch System, na sigla em inglês) e a espaçonave Orion decolaram às 03h47 desta manhã no Brasil (06 :47 UTC) na direção da órbita lunar, neste 16 de novembro.
We are going.
— NASA (@NASA) November 16, 2022
For the first time, the @NASA_SLS rocket and @NASA_Orion fly together. #Artemis I begins a new chapter in human lunar exploration. pic.twitter.com/vmC64Qgft9
Esta primeira missão não tripulada colocará todos os sistemas à prova para levar novamente o homem, e pela primeira vez uma mulher, à Lua, em segurança, na terceira fase das missões Artemis previstas para 2025.
All four of Orion's solar arrays have deployed. pic.twitter.com/4DtzRO3Bl3
— Orion Spacecraft (@NASA_Orion) November 16, 2022
Até agora, as fases desta missão estão progredindo conforme o planejado. Já foram implantados os quatro módulos solares que se encarregarão de fornecer energia aos sistemas eletrônicos da Orion em sua jornada rumo à órbita lunar.
A missão Artemis I levará entre 26 a 42 dias para completar sua viagem de ida e volta do nosso planeta à Lua, uma jornada na qual dados valiosos serão coletados para posteriormente levar a humanidade a estabelecer uma base lunar e enviar humanos a Marte em missões posteriores.