Artemis I decolou: um novo capítulo na exploração lunar começa

Poucos minutos antes das 04:00 da manhã no Brasil, a missão Artemis I da NASA decolou com sucesso em direção à órbita lunar. Esta missão é o primeiro grande passo para o retorno da humanidade à Lua.

A terceira é a vencida. Depois de duas tentativas fracassadas de lançar a nave ao espaço que dá início a uma nova era de exploração lunar, o SLS (Space Launch System, na sigla em inglês) e a espaçonave Orion decolaram às 03h47 desta manhã no Brasil (06 :47 UTC) na direção da órbita lunar, neste 16 de novembro.

Esta primeira missão não tripulada colocará todos os sistemas à prova para levar novamente o homem, e pela primeira vez uma mulher, à Lua, em segurança, na terceira fase das missões Artemis previstas para 2025.

Até agora, as fases desta missão estão progredindo conforme o planejado. Já foram implantados os quatro módulos solares que se encarregarão de fornecer energia aos sistemas eletrônicos da Orion em sua jornada rumo à órbita lunar.

A missão Artemis I levará entre 26 a 42 dias para completar sua viagem de ida e volta do nosso planeta à Lua, uma jornada na qual dados valiosos serão coletados para posteriormente levar a humanidade a estabelecer uma base lunar e enviar humanos a Marte em missões posteriores.