Vídeos impressionantes do tsunami e erupção vulcânica em Tonga

As impressionantes imagens e vídeos do tsunami gerados pela grande explosão do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'Apai já estão sendo dispersos. Estes são alguns deles.

As ondas já começam a entrar em terra em consequência do tsunami ocorrido após a forte explosão do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'Apai em Tonga. Na estação oceanográfica perto da capital Nukaulofa, registra-se uma amplitude de 1,2 m.

De acordo com o que podemos ver nas imagens de nossa seção de satélite meteorológico, a nuvem eruptiva começa a ser registrada por volta de 01h30 (horário do Chile). A nuvem de cinzas e vapores rapidamente se expandiu para a atmosfera. É até possível observar a poderosa onda de choque movendo-se pelo ar, ao redor do vulcão e da nuvem.

Nas imagens compartilhadas pelos moradores da região, é possível ver o desespero para fugir das ondas que destroem tudo em seu caminho: veículos, casas, vegetação.

As ondas podem continuar a afetar as ilhas próximas à erupção nas próximas horas, e novas ondas de tsunami podem até ser geradas dependendo de quão ativo o vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'Apai continua.

Infelizmente, existem alguns irresponsáveis que arriscam suas vidas diante do perigo e do poder das águas que entram nas ilhas que estão sendo afetadas pelo tsunami. O risco é grande produto do material arrastado pela água.

No caso de um tsunami, independentemente de onde ele ocorra, a evacuação para um terreno mais alto é recomendada para evitar mais ferimentos e perdas.