Imagens impressionantes de tempestades severas no norte da Argentina

Fortes tempestades atingiram o norte da Argentina causando inundações, granizo e descargas elétricas. Os registros do evento extremo mostram que os ventos fortes danificaram instalações elétricas em várias cidades.

O intenso calor e a alta umidade do ar têm sido a combinação perfeita para a formação de fortes tempestades em várias regiões da Argentina na última terça-feira (26). A atividade mais intensa concentrou-se na região norte do país.

Enormes nuvens de tempestade provocaram um grande volume de água em poucos minutos em várias cidades como Río Tercero e Corrientes, nas quais as ruas se transformaram em verdadeiros rios, com a água chegando até a altura das rodas dos veículos.

Além da grande quantidade de chuva em poucas horas, as descargas elétricas acompanhadas de granizo afetaram algumas cidades. Em El Rodeo, por exemplo, o granizo formou uma capa branca no solo, juntamente com a forte chuva que caiu na região.

As fortes rajadas de vento causaram quedas de energia em algumas cidades, cabos elétricos foram danificados gerando curto-circuitos, como mostra o registro em La Rioja. Nos próximos dias, espera-se que a intensidade das tempestades no norte da Argentina diminua, embora um novo sistema atinja o país no fim de semana, provocando fortes tempestades na maior parte do centro e do norte da Argentina. Na próxima semana, o tempo instável dever dar uma trégua à região, uma vez que uma massa de ar seco e mais frio passa a atuar em boa parte do Cone Sul da América do Sul.