Incêndios florestais devastadores atingem o centro-sul do Chile
Infelizmente, foi visto chegando. Apesar das previsões, alertas e prevenção das autoridades, as regiões do centro-sul do Chile estão sendo afetadas por grandes e graves incêndios. Há vidas humanas perdidas. O alívio virá mais tarde?

O intenso e extraordinário calor extremo que se fez sentir no Chile nestes primeiros dias de fevereiro é apenas uma das causas que provocaram os desastres florestais no país que, segundo a mídia local, já somam 14 vítimas fatais. dos incêndios registrados entre as regiões de Maule a La Araucanía.
Mais de vinte alertas vermelhos, entre comunitários e regionais, foram declarada pela SENAPRED alertando para o perigo para a comunidade e para o meio ambiente, causado pelo grande número de incêndios florestais que estão consumindo o centro-sul do Chile.
O sistema de mensagens SAE teve que ser ativado várias vezes durante o dia de sexta-feira, 03 de fevereiro, devido à proximidade das chamas e ao perigo de sua propagação em setores habitados das regiões de Biobío, La Araucanía e Ñuble, notificando as pessoas sobre a evacuação dos setores ameaçados.

O resumo das áreas afetadas por incêndios florestais, informado pelo CONAF ontem (03 de fevereiro) contabilizam cerca de 17.000 hectares afetados pelos incêndios florestais registrados nas regiões de Maule, Ñuble, Biobío e La Araucanía. No entanto, a mídia local informam que o número cresceu para mais de 40.000 hectares nas últimas horas, e muito provavelmente esse número continuará crescendo, porque as condições climáticas continuam favoráveis aos incêndios.
O centro-sul do Chile arde entre chamas e fumo
A extensão e magnitude dos incêndios é realmente impressionante. As imagens que foram compartilhadas nas redes sociais nos mostram a gigantesca área coberta pelo fogo e como a fumaça se expande em direção ao Oceano Pacífico, trazida pelo intenso vento de leste que predomina no sul do Chile.
Huge smoke plumes from forest fires in #Chile #IncendiosForestales pic.twitter.com/BLTsw6I12a
— Zoom Earth (@zoom_earth) February 3, 2023
Bombeiros, brigadistas, toda a comunidade se une para ajudar as pessoas que estão perdendo tudo, como resultado da violência dos terríveis incêndios florestais que afetam o centro-sul do Chile.
#Chile AHORA | Desoladoras imágenes desde la Población El Esfuerzo en #Purén siendo arrasadas por las llamas del incendio forestal descontrolado que pasó a incendio estructural.#IncendiosForestales via @perzzzz90 pic.twitter.com/TqUzcvpKsS
— Meteorología Estación bcp (@Estacion_bcp) February 4, 2023
O calor extraordinário que se registra no sul do Chile, somado ao vento intenso, fez com que o violento incêndio se alastrasse pelas residências, deixando muitos chilenos quase sem roupa.
URGENTE ️ Incendio forestal en #Lumaco amenazando a viviendas, el fuego avanza violentamente con un comportamiento extremo.
— Red Geocientífica de Chile (@RedGeoChile) February 4, 2023
Existe una incertidumbre en los habitantes de la localidad, una evacuación podría ser inminente. pic.twitter.com/UVgCgXD5iN
As autoridades evacuaram vários setores habitados nas últimas horas para evitar a perda de mais vidas humanas no terrível inferno que se instalou no centro-sul do Chile.
Quando a situação vai melhorar?
Em relação às condições meteorológicas, o dia de sábado (04) será bem parecido com o anterior. O vento intenso e o calor extremo ainda devem prevalecer no sul do Chile, com máximas que voltariam a ultrapassar os 40 graus nos setores de Biobío e La Araucanía. O vento também permanecerá intenso durante este dia.
#Chile arde. Hoy sábado #04DeFebrero, será más una jornada de #CalorExtremo y terribles #IncendiosForestales .
— Meteored.cl (@meteoredcl) February 4, 2023
️ Atención a los avisos y medidas de las autoridades.
️ Mapas de temperaturas: https://t.co/4fuIbSDKuQ pic.twitter.com/HIlJzgiq6z
Durante o fim de semana e na próxima semana os chilenos se manterão atentos, pois as temperaturas continuam muito elevadas no centro-sul do Chile.
A Direção Meteorológica do Chile mantém o aviso de altas temperaturas válido até quarta-feira, 8 de fevereiro, e afetará as regiões de Valparaíso a La Araucanía.