Incêndios florestais devastadores atingem o centro-sul do Chile

Infelizmente, foi visto chegando. Apesar das previsões, alertas e prevenção das autoridades, as regiões do centro-sul do Chile estão sendo afetadas por grandes e graves incêndios. Há vidas humanas perdidas. O alívio virá mais tarde?

Incêndio florestal; Pimenta; Casas; evacuação; desastre
A luta contra os terríveis incêndios florestais tem sido muito intensa e incessante nas últimas horas. Imagens compartilhadas nas redes sociais.

O intenso e extraordinário calor extremo que se fez sentir no Chile nestes primeiros dias de fevereiro é apenas uma das causas que provocaram os desastres florestais no país que, segundo a mídia local, já somam 14 vítimas fatais. dos incêndios registrados entre as regiões de Maule a La Araucanía.

Mais de vinte alertas vermelhos, entre comunitários e regionais, foram declarada pela SENAPRED alertando para o perigo para a comunidade e para o meio ambiente, causado pelo grande número de incêndios florestais que estão consumindo o centro-sul do Chile.

O sistema de mensagens SAE teve que ser ativado várias vezes durante o dia de sexta-feira, 03 de fevereiro, devido à proximidade das chamas e ao perigo de sua propagação em setores habitados das regiões de Biobío, La Araucanía e Ñuble, notificando as pessoas sobre a evacuação dos setores ameaçados.

youtube video id=gRwLC5Rnnew

O resumo das áreas afetadas por incêndios florestais, informado pelo CONAF ontem (03 de fevereiro) contabilizam cerca de 17.000 hectares afetados pelos incêndios florestais registrados nas regiões de Maule, Ñuble, Biobío e La Araucanía. No entanto, a mídia local informam que o número cresceu para mais de 40.000 hectares nas últimas horas, e muito provavelmente esse número continuará crescendo, porque as condições climáticas continuam favoráveis aos incêndios.

O centro-sul do Chile arde entre chamas e fumo

A extensão e magnitude dos incêndios é realmente impressionante. As imagens que foram compartilhadas nas redes sociais nos mostram a gigantesca área coberta pelo fogo e como a fumaça se expande em direção ao Oceano Pacífico, trazida pelo intenso vento de leste que predomina no sul do Chile.

Bombeiros, brigadistas, toda a comunidade se une para ajudar as pessoas que estão perdendo tudo, como resultado da violência dos terríveis incêndios florestais que afetam o centro-sul do Chile.

O calor extraordinário que se registra no sul do Chile, somado ao vento intenso, fez com que o violento incêndio se alastrasse pelas residências, deixando muitos chilenos quase sem roupa.

As autoridades evacuaram vários setores habitados nas últimas horas para evitar a perda de mais vidas humanas no terrível inferno que se instalou no centro-sul do Chile.

Quando a situação vai melhorar?

Em relação às condições meteorológicas, o dia de sábado (04) será bem parecido com o anterior. O vento intenso e o calor extremo ainda devem prevalecer no sul do Chile, com máximas que voltariam a ultrapassar os 40 graus nos setores de Biobío e La Araucanía. O vento também permanecerá intenso durante este dia.

Durante o fim de semana e na próxima semana os chilenos se manterão atentos, pois as temperaturas continuam muito elevadas no centro-sul do Chile.

A Direção Meteorológica do Chile mantém o aviso de altas temperaturas válido até quarta-feira, 8 de fevereiro, e afetará as regiões de Valparaíso a La Araucanía.