Um relatório divulgado dois dias antes da COP28 aponta regiões que serão severamente afetadas pelo aumento do nível do mar nas próximas décadas. Partes do Rio de Janeiro e de Santos podem ser submersas antes do ano 2100.
Um relatório divulgado dois dias antes da COP28 aponta regiões que serão severamente afetadas pelo aumento do nível do mar nas próximas décadas. Partes do Rio de Janeiro e de Santos podem ser submersas antes do ano 2100.
Uma nova pesquisa sugere que os modelos climáticos de última geração estão subestimando os extremos de chuva causados pelo aquecimento global - que podem ser muito piores do que os cientistas imaginavam.
Previsões indicam que as próximas semanas serão de temperaturas moderadas e chuva regular em todo o Sudeste, mas há chance de novas ondas de calor em Dezembro.
Doze espécies recém-descobertas de trilobitas permaneceram escondidas durante 490 milhões de anos numa parte pouco estudada da Tailândia. Agora, cientistas acreditam que elas podem ser as peças que faltavam num intrincado quebra-cabeças da Terra antiga.
Enquanto tempestades severas continuam se formando na região Sul ao longo dos próximos dias, uma frente fria pode quebrar o bloqueio durante o fim de semana, fazendo as temperaturas caírem no Sudeste e no Centro-Oeste.
Esta semana, presenciaremos o pico da onda de calor. Previsões indicam que temperaturas históricas poderão ser registradas em boa parte do Brasil, com máximas de até 45°C, o que configura em até 10°C acima do normal para novembro.
Uma onda de calor ocasionará temperaturas máximas diárias entre 40ºC e 45ºC nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste e pode durar até duas semanas, representando um risco significativo à saúde.
As tempestades severas causadas pelo ciclone durante o dia de finados podem trazer acumulados de chuva superiores a 100 mm e rajadas de vento de 100 km/h ao longo dos próximos dias.
Cientistas descobrem proteína capaz de selar e regular a absorção de nutrientes nas raízes das plantas, fazendo com que elas precisem de menos água e fertilizantes para crescer num cenário de aquecimento global.
Previsões indicam tempestades severas especialmente no oeste do Paraná e de Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. Acumulados podem chegar a 250 mm de chuva.
Tempestades se formarão ao longo de toda a semana, como resultado da passagem de uma frente fria e da formação de um ciclone. Acumulados totais podem chegar a 150 mm até sábado (04).
Uma nova pesquisa japonesa sugere que as mudanças climáticas, que estão impulsionando a formação de furacões e tufões, podem estar levando aves marinhas oceânicas como as Cagarras e as Pardelas ao seu limite.
Chuva está sendo causada por uma frente fria localizada entre o Sul e o Sudeste, e se intensificará severamente graças a um novo ciclone que se forma entre sexta (27) e sábado (28).
No Piauí e na Bahia, a umidade relativa atinge valores mais baixos que os do deserto do Saara e pode agravar quadros de saúde e incêndios florestais. Outros municípios do Nordeste e Centro-Oeste também sofrem com o tempo seco.
O tempo ensolarado e a ausência de chuvas formam uma onda de calor no Centro-Oeste que faz as temperaturas ultrapassarem os 40ºC. Fenômeno deve se prolongar pelo menos até a semana que vem.
Previsões indicam possibilidade de tempestades intensas no Sul e Sudeste ao longo dos próximos dias. Haverá ainda um declínio forte das temperaturas, com possibilidade de geadas no Sul.
Os próximos dias prometem ser chuvosos no Sul e no Sudeste. Tempestades severas se formarão e podem causar transtornos como quedas de árvore, alagamentos e deslizamentos.
Um tornado atingiu o município de Cascavel, no Paraná, na manhã desta quarta-feira (04). O fenômeno derrubou edifícios, telhados e árvores. Previsões indicam que as tempestades continuarão ao longo dos próximos dias.
Estudo incrível registra atividades cerebrais em pacientes até 1 hora após a parada cardíaca, sugerindo que as memórias relatadas por sobreviventes são reais e diferentes de sonhos ou delírios.
Seis das nove componentes ambientais responsáveis por tornar o meio-ambiente habitável foram violadas, e operam em estado de alto risco. Isso sinaliza que o planeta está à beira de um colapso.