Nova espécie de Anaconda Verde é descoberta na Amazônia e pode ser a maior já documentada

Cientistas descobriram a Anaconda Verde do Norte durante filmagens na Amazônia Equatorial. De acordo com relatos do povo indígena Waorani, a espécie pode atingir mais de 7 metros de comprimento.

Cientistas descobriram a Anaconda Verde do Norte durante filmagens na Amazônia Equatorial. A espécie pode atingir 7 metros de comprimento. (imagens: Bryan Fry / Jesus Rivas)

Uma espécie de anaconda gigante até então não documentada foi descoberta na Amazônica remota. A espécie foi descoberta por uma equipe de cientistas que estavam na região junto a uma equipe de filmagem da National Geographic.

Posteriormente, o professor Bryan Fry, da Universidade de Queensland, liderou uma equipe que capturou e estudou vários espécimes na região de Bameno, na Amazônia equatoriana. A espécie foi batizada de Anaconda Verde do Norte (Eunectes Akayima).

A expedição indígena que levou à grande descoberta

A equipe conseguiu atingir este feito porque foi convidada pelo próprio povo indígena Waorani para explorar a região e coletar amostras da população de anacondas - que, segundo rumores, é a maior existente. Relatos anedóticos do povo Waorani contam sobre exemplares de Anaconda Verde do Norte que medem mais de 7,5 metros de comprimento e pesam cerca de 500 quilos.

A equipe conseguiu atingir este feito porque foi convidada pelo próprio povo indígena Waorani para explorar a região e coletar amostras (imagens: Bryan Fry / Jesus Rivas)

Os caçadores indígenas guiaram a equipe em uma expedição de 10 dias para procurar as cobras, que são consideradas sagradas pelos Waorani. Eles remaram em canoas pelo sistema fluvial amazônico e conseguiram encontrar várias destas anacondas nas águas rasas, à espera de uma presa.

O tamanho dessas criaturas magníficas era incrível. Uma anaconda fêmea que encontramos e analisamos tinha impressionantes 6,3 metros de comprimento. - Bryan Fry, Universidade de Queensland.

A pesquisa permitiu a caracterização genética desta cobra gigante. Os pesquisadores descobriram que a Anaconda Verde do Norte divergiu da Anaconda Verde do Sul há quase 10 milhões de anos, e que elas diferem geneticamente em 5,5%. Essa é uma diferença gigantesca, considerando que o DNA dos seres humanos difere do DNA dos chimpanzés em apenas 2%.

A Anaconda Verde do Norte divergiu da espécie do sul há quase 10 milhões de anos. A diferença genética entre elas é intrigante e pouco usual. (imagens: Bryan Fry / Jesus Rivas)

Não fosse pelo convite do chefe indígena waorani Penti Baihua, essa expedição ao coração da Amazônia equatorial nunca teria acontecido, e os cientistas reconheceram a importância dos colaboradores Waorani incluindo-os como coautores deste importantíssimo artigo científico.

A espécie recém-descoberta de Anaconda pode estar correndo riscos ambientais

De acordo com o professor Fry, os pesquisadores perceberam, durante a expedição, que a Amazônia continua enfrentando ameaças ecológicas alarmantes. Entre outras questões, o norte-americano destacou o desmatamento da bacia amazônica devido à expansão agrícola e a poluição por metais pesados associada à atividades de mineração.

Essas raras anacondas e outras espécies que compartilham esse ecossistema remoto enfrentam desafios significativos - Bryan Fry, Universidade de Queensland.

Incêndios florestais, secas e mudanças climáticas também são ameaças notáveis, mas Fry relatou que seu próximo projeto de pesquisa, muito provavelmente, se concentrará na poluição exacerbada de metais pesados na região Amazônica.

As Anacondas Verdes do Norte podem estar em declínio graças ao desmatamento, à mineração e aos derramamentos de petróleo na região (imagens: Bryan Fry / Jesus Rivas)

A descoberta de uma nova espécie de anaconda é empolgante, mas também é fundamental destacar a necessidade urgente de se pesquisar mais as espécies e ecossistemas da região que estão ameaçados.

Em particular, no caso da Anaconda Verde do Norte, é necessário descobrir se os derramamentos de petróleo estão afetando sua biologia reprodutiva e levando a espécie ao declínio.

A nova espécie de anaconda foi encontrada durante as filmagens da série Pole to Pole, com Will Smith. O Professor Bryan Fry foi o líder científico da expedição.

Rivas, J.A. et al. Disentangling the Anacondas: Revealing a New Green Species and Rethinking Yellows. Diversity 2024, 16, 127.