Chuvas intensas atingem o Sudeste e podem acumular próximo de 200 mm até a sexta-feira

Previsões indicam que as chuvas intensas se formarão entre a tarde e a noite e atingirão especialmente o Rio de Janeiro, região da Mantiqueira em São Paulo, Sul mineiro e Zona da Mata em Minas Gerais.

Nos últimos dias, tempestades já têm se formado no Sudeste do Brasil, causando chuvas volumosas especialmente em Minas Gerais. Nesta terça-feira (05), o município de Formoso registrou 91,8 mm de chuva. Em Chapada Gaúcha as chuvas chegaram a 44,8 mm, e em Belo Horizonte foram registrados 31 mm acumulados.

Isso ocorre porque a presença de uma frente fria na altura do Sudeste está organizando a circulação dos ventos e da umidade de maneira a causar instabilidade atmosférica e chuvas intensas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Em decorrência disso, até sexta-feira (08), pancadas de chuva se formarão em praticamente todo o Sudeste, especialmente durante a tarde e a noite. As tempestades e podem ser localmente severas, causando alagamentos e outros problemas para a população, especialmente em áreas urbanas.

Previsão de acumulados totais até sexta-feira (08)
Previsão de acumulados totais até sexta-feira (08) mostram que a chuva pode chegar a valores próximos de 200 mm em regiões localizadas entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A única exceção é o extremo norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, incluindo as regiões do Vale do Mucuri, Jequitinhonha e litoral norte capixaba, onde o tempo permanece predominantemente seco até o final da semana.

Chuvas intensas se formam no Sudeste até sexta-feira

Previsões indicam que os acumulados podem ultrapassar os 200 mm em pontos isolados, especialmente no Rio de Janeiro, região da Mantiqueira em São Paulo, Sul mineiro e Zona da Mata. Estas regiões serão as mais atingidas pelas tempestades ao longo dos próximos dias.

Até sexta-feira (08), tempestades podem se formar em todo o Sudeste, especialmente durante a tarde e a noite. As regiões mais afetadas serão o Rio de Janeiro, Mantiqueira em São Paulo, Sul mineiro e Zona da Mata em Minas Gerais.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso de chuvas intensas para a região, com acumulados de até 100 mm/dia e rajadas de vento intensas de até 100 km/h. Há risco de cortes na energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas ocasionadas pelas tempestades.

Vale lembrar que o maior número de ocorrências durante tempestades se dá graças às rajadas fortes de vento e descargas elétricas. Evite se abrigar debaixo de árvores e coberturas pequenas, como quiosques, e também áreas próximas a postes de energia, torres de transmissão e objetos altos como placas e letreiros. Os melhores abrigos são construções sólidas de alvenaria, como casas, prédios e edifícios comerciais.

Temperaturas se mantém estáveis no Sudeste ao longo da semana

Enquanto isso, as temperaturas se mantém estáveis no Sudeste e não devem mudar drasticamente durante os próximos dias. Confira as temperaturas mínimas e máximas previstas para as capitais até sexta-feira (08):

Para conferir as temperaturas exatas previstas para a sua cidade, não deixe de conferir a previsão completa para a sua localidade aqui no site da Meteored | Tempo.com.