Semana começa com calor, alerta de pancadas e risco de tempo severo em parte das regiões Sul e Sudeste

Antes da massa de ar frio chegar, o clima de verão ainda vai continuar no centro-sul do Brasil. Calor, pancadas isoladas e potencial de tempo severo deixam alertas nas regiões Sul e Sudeste.

Recentemente trouxemos a boa notícia do avanço de uma massa de ar frio, que acontecerá no final dessa semana, junto ao início do outono. A massa vai fazer as temperaturas caírem tanto na região Sul quanto Sudeste.

No entanto, antes desse momento, o clima de verão continuará dando as caras através da combinação de calor, sensação de abafamento, pancadas de chuva isoladas e potencial de tempo severo. A seguir, trazemos os detalhes da previsão do tempo, da onda de calor e das regiões com maior potencial de tempestades e chuvas intensas.

Onda de calor continua causando temperaturas recordes no Sudeste

Temperaturas extremamente elevadas estão sendo registradas no Sudeste. De acordo com o Sistema Alerta Rio, neste último sábado (16) as temperaturas chegaram a 40ºC em Guaratiba e Irajá. No domingo, as temperaturas excederam novamente este patamar, e foram registrados impressionantes 62,3ºC de sensação térmica em Guaratiba, o maior valor já registrado desde a fundação da organização.

A sensação térmica difere da temperatura real, levando em consideração a umidade e a velocidade do vento para chegar a um valor que busca refletir melhor a maneira como os nossos sentidos percebem a temperatura do ar.

Em boa parte de São Paulo e de Minas Gerais, temperaturas altíssimas também foram registradas. No município de Registro (SP), foram registrados 39ºC no sábado (16), enquanto em Coronel Pacheco (MG) os termômetros chegaram a 37ºC. Na capital paulista, a máxima de 34,7ºC foi a maior temperatura já registrada em um mês de março.

As temperaturas continuarão atingindo patamares elevados até a quinta-feira (21), logo antes da entrada da frente fria que deve finalmente trazer um alívio para a onda de calor. Graças à isso, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) segue com um aviso de risco à saúde devido à onda de calor, que compreende todo o Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e boa parte de Minas Gerais - incluindo o Sul mineiro, Triângulo Mineiro, Campo das Vertentes e Zona da Mata.

Alertas de pancadas de chuva forte e de tempo severo no Sul e no Sudeste

Enquanto isso, o calor impulsiona a instabilidade atmosférica e há risco de pancadas de chuva em todo o Sul e o Sudeste, que se formam especialmente durante a tarde e a noite. Por um lado positivo, a nebulosidade e a chuva trazem um alívio para o calor nos municípios afetados.

No entanto, as tempestades podem ser localmente severas e podem trazer acumulados intensos de 100 mm por dia, além de ventos intensos de 100 km/h. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) também segue com avisos vigentes para todo o Sul e boa parte de São Paulo, onde há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Mapa de acumulados totais de chuva até o final da quarta-feira (20).
Mapa de acumulados totais de chuva até o final da quarta-feira (20) mostra que chuvas intensas podem se formar desde o Rio Grande do Sul até Rio de Janeiro, ultrapassando os 100 mm.

As regiões que serão menos atingidas pela chuva são o noroeste e litoral norte do Espírito Santo, além do Norte de Minas, regiões de Jequitinhonha e Vale do Mucuri, onde o tempo seco, aberto e ensolarado predomina até a quinta-feira (21). Em todas as demais regiões, há risco de tempestades localizadas severas.

Vale notar, no entanto, que até a quarta-feira (20), antes do avanço da frente fria, essas tempestades se formam de maneira localizada e não generalizada, e embora tragam acumulados expressivos - Especialmente para o Rio Grande do Sul - alguns municípios podem continuar com tempo seco e quente.

Mapa de densidade de raios na segunda-feira (18) durante a tarde.
Mapa de densidade de raios na segunda-feira (18) durante a tarde mostra tempestades se formando de maneira localizada no Sul, São Paulo e parte do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

Na quarta-feira (20) em si, as chuvas e a nebulosidade tendem a diminuir bastante, especialmente no Sudeste. Neste dia, temperaturas recordes altíssimas podem ser registradas, como resultado da situação pré-frontal.

A partir de quinta-feira (21), a entrada da frente fria volta a trazer tempestades severas e, dessa vez, de maneira generalizada. Entre quinta e Sexta-Feira (22), praticamente todo o Sul e o Sudeste enfrentarão tempestades intensas que podem causar transtornos severos para a população.

Vale lembrar que o maior número de ocorrências durante tempestades se dá graças às rajadas fortes de vento e descargas elétricas. Em caso de tempestade, evite se abrigar debaixo de árvores e coberturas pequenas, como quiosques, e também áreas próximas a postes de energia, torres de transmissão e objetos altos como placas e letreiros. Os melhores abrigos sempre serão construções sólidas de alvenaria e edifícios.