O clima de abril no Brasil: há risco de mais ondas de calor?

Sob influência do El Niño e das mudanças climáticas, Abril será um mês mais quente, com temperaturas até 2°C acima da média. Ainda assim, as temperaturas serão menores que as registradas em Março.

Previsões climáticas indicam que o clima de Abril será mais quente que o normal
Sob influência do El Niño e das mudanças climáticas, Abril será mais quente que o normal. Ainda assim, as temperaturas serão menores que as de Março.

As últimas semanas do mês de março foram como uma montanha russa do tempo no centro-sul do Brasil - Especialmente devido a uma onda de calor prolongada seguida de uma frente fria que fez as temperaturas despencarem no Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste.

Agora, com a aproximação do mês de Abril, vem a grande questão: Será que vai fazer calor ou frio? O que as previsões estão indicando? Será que o mês de Abril será parecido com Março, com ondas de calor e mudanças bruscas de temperatura?

Climatologicamente, Abril é um mês mais frio que Março

No dia 20 de março, iniciou-se oficialmente o Outono, que é uma estação de transição entre o calor do verão (que já passou) e o frio do inverno (que está se aproximando). É natural, portanto, que Abril seja um mês mais frio do que Março.

A climatologia de cada mês reflete essa transição. Nas regiões Sul e Sudeste, o mês de Abril costuma ser, em média, 2°C mais frio do que Março - e na Serra Catarinense, chega a ser 4°C mais frio. É possível observar este padrão nos mapas de temperaturas médias climatológicas para cada mês.

Mapas de temperatura média compensada das normais climatológicas brasileiras entre 1991 e 2020.
Mapas de temperatura média compensada das normais climatológicas brasileiras entre 1991 e 2020 para os meses de Março e Abril indicam que Abril costuma ser um mês mais frio. (imagem: INMET)

A partir desta informação, já podemos partir do pressuposto que Abril será mais frio do que Março. No entanto, observar a climatologia não basta. É necessário também analisar os sistemas climáticos e as anomalias de temperatura que as previsões indicam para o próximo mês.

O El Niño pode afetar as temperaturas do mês de Abril

O planeta está se preparando para sair de um El Niño, o que pode acontecer já durante este outono. Há, atualmente, 83% de chance do El Niño se dissipar e transitar para uma fase neutra durante os próximos meses - ou seja, uma fase sem El Niño nem La Niña ativos.

Pluma de anomalia de temperaturas na superfície do mar na região do Niño 3.4.
Pluma de anomalia de temperaturas na superfície do mar na região do Niño 3.4 mostram uma queda relativa à dissipação do El Niño e posterior estabelecimento de um La Niña durante o Inverno.

Para todos os efeitos, no entanto, ainda estamos sob a influência do El Niño. Seus impactos são menos pronunciados e pouco definidos em estações de transição como o Outono, mas ainda assim, seus resquícios climáticos podem ajudar a manter as temperaturas altas no Sul e no Sudeste.

Temperaturas continuam acima da média durante Abril

E de fato, esses resquícios se refletem na previsão climática do modelo europeu ECMWF, que indica que o mês de Abril será, como um todo, mais quente que o normal em todo o território brasileiro. No centro-sul, as temperaturas permanecerão de 1°C a 2°C acima da média climatológica.

As anomalias de temperatura a 2m previstas para a primeira semana de Abril.
As anomalias de temperatura a 2m previstas para a primeira semana de Abril refletem o comportamento esperado para o mês inteiro no Brasil: temperaturas mais quentes que o normal.

Esta tendência de temperaturas acima da normal climatológica é similar ao que já tem sido observado nos meses anteriores. O comportamento é reflexo não só dos efeitos do El Niño, como também do aquecimento global, que se fortaleceu bastante durante os últimos anos.

A boa notícia é que, como observamos anteriormente, o mês de Abril não é marcado por temperaturas tão altas quanto as de março. Então mesmo com as anomalias positivas previstas, o calor não deve ser tão intenso quanto o que observamos no último mês.

Ainda há possibilidade de ondas de calor, mas não tão intensas quanto as registradas nos meses anteriores. Tudo indica que este Abril será mais quente do que um Abril comum, porém mais frio do que Março.

Há, portanto, possibilidade de ondas de calor seguidas por frentes frias bruscas, mas as ondas de calor não devem ser tão intensas quando as registradas nos meses anteriores. A partir de agora, as massas de ar frio que avançarem pelo continente farão as temperaturas caírem para valores cada vez menores, até chegarmos no frio do inverno.