Semana começa com tempo firme no Sudeste e no Centro-Oeste, mas pode terminar com tempestades severas

Previsões indicam que os próximos dias serão predominantemente firmes no Sudeste e no Centro-Oeste, mas tempestades começam a se formar com força a partir da quarta-feira.

Imagem de satélite em infravermelho nesta segunda-feira (26) durante a tarde.
Imagem de satélite em infravermelho ressalta pontos onde há formação de tempestades isoladas no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil nesta segunda-feira (26) durante a tarde.

Após as tempestades severas que ocorreram na semana passada, o Sudeste entra em um período de tempo mais firme. Nesta segunda-feira (26), áreas de instabilidade localizadas foram registradas em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas a maior parte dos municípios segue com tempo firme. Em Minas Gerais e no Espírito Santo, predomina o tempo aberto e seco.

No Centro-Oeste, também observamos uma situação similar. Houve registro de formação de pancadas de chuva localizadas em parte do Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. No entanto, a chuva não ocorre de maneira generalizada e muitos municípios continuam com tempo firme. Em Goiás e no Distrito Federal, predomina o tempo aberto e seco.

Essa relativa calmaria, no entanto, não persiste por muito tempo. Uma área de baixa pressão está se formando no Sul do Brasil e, ao longo dos próximos dias, pode avançar em direção norte, chegando à costa da região Sudeste. O sistema alterará os padrões meteorológicos da região de tal maneira que acarretará na formação de tempestades severas.

Chuvas podem retornar ao Sudeste e ao Centro-Oeste até o final da semana

Nesta terça-feira (27), as condições meteorológicas continuam relativamente firmes. Há risco de pancadas isoladas de chuva em São Paulo e alta nebulosidade, mas num geral, o tempo se mantém firme e seco especialmente nos demais Estados.

No Centro-Oeste, há possibilidade de pancadas isoladas no Mato Grosso do Sul e também no Mato Grosso, mas Goiás e Distrito Federal permanecem com tempo firme e muito sol.

Ao longo da quarta-feira (28), a baixa pressão chega à altura do Sudeste e pode ocasionar chuvas mais intensas no leste e no litoral de São Paulo (que inclui a região metropolitana da capital), atingindo com intensidade a região da Mantiqueira. Pancadas também se formarão no Rio de Janeiro, Sul de Minas Gerais e Zona da Mata, e sul do Espírito Santo.

Já no Centro-Oeste, a quarta-feira será de tempo mais firme e aberto, com muito sol e baixa chance de chuvas isoladas. Há possibilidade de pancadas mais volumosas apenas no noroeste do Mato Grosso.

Durante a quinta-feira (29), para fechar o mês de fevereiro, as chuvas se espalham mais pelo Sudeste, atingindo também a região metropolitana de Belo Horizonte, o Vale do Rio Doce e do Mucuri, e todo o Estado do Espírito Santo.

Tempestades também se formarão em parte da região Centro-Oeste, especialmente ao centro-norte do Mato Grosso e também no extremo sul do Mato Grosso do Sul. Nos demais municípios, ainda predomina o tempo firme.

Mapa de chuva acumulada total prevista até sexta-feira (01)
Mapa de chuva acumulada total prevista até sexta-feira (01) mostra que as chuvas mais intensas ocorrem no leste e litorais do Sudeste, e no caso do Centro-Oeste, no noroeste do Mato Grosso.

Na Sexta-Feira (01), as chuvas continuam se espalhando e, dessa vez, se formam de maneira bastante abrangente em todos os Estados do Sudeste, com possibilidade de tempestades localmente severas.

No Centro-Oeste, as chuvas também se espalham de maneira mais abrangente. Além do Mato Grosso e do extremo sul do Mato Grosso do Sul, pancadas também se formarão em boa parte de Goiás e do Distrito Federal, quebrando um padrão de tempo mais firme e seco que será registrado durante a semana.

EM RESUMO, embora o início da semana seja de tempo mais firme em grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste, o tempo pode se tornar mais chuvoso especialmente a partir de quarta-feira, devido ao avanço de uma região de baixa-pressão pelo Atlântico Sul.

Para conferir exatamente como o tempo estará na sua cidade durante os próximos dias e descobrir se haverá tempestades severas, não deixe de conferir a previsão completa para a sua localidade aqui no site da Meteored | Tempo.com.