Semana se inicia calma e fria, mas calor e tempestades severas retornam ao Sul na virada do mês

A calmaria, que está sendo ocasionada por uma zona de alta pressão na região Sul, já tem data para terminar. Previsões indicam que o calor e as tempestades severas podem retornar já na virada do mês.

Nos últimos dias, a passagem de uma intensa frente fria causou tempestades severas no Sul do Brasil e fez as temperaturas caírem drasticamente. Após sua passagem, a região sul ficou sob domínio de uma zona de alta pressão, associada à massa de ar frio que avançou pelo continente.

Essa alta pressão, no momento, é a grande responsável por manter o tempo estável na região. pelo menos até a quarta-feira (27), a tendência para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná é de tempo aberto, firme e seco.

Apesar do sol aparecer no céu azul, as temperaturas se mantém baixas. As mínimas, que geralmente são registradas no início da manhã, ficam em torno dos 15°C, podendo chegar a 10°C em regiões com geografia mais propensa, como a Serra Catarinense.

As máximas, que se formam durante a tarde, giram em torno dos 25°C na maior parte dos municípios. Nos municípios a oeste, mais próximos da Argentina, elas podem ser um pouco mais elevadas (28°C), mas somente ultrapassam os 30°C no noroeste paranaense.

Termômetros voltam a subir durante a sexta-feira santa

Entre a quinta-feira (28), a sexta-feira santa (29) e o sábado (30), os termômetros voltam a subir gradualmente ao longo de todo o Sul do Brasil. Na sexta-feira de feriado, as máximas já estarão atingindo os 30°C em todos os estados, sinalizando o retorno do calor.

calor
Temperaturas máximas previstas para sábado, 30 de março.

Com essa elevação das temperaturas, a atmosfera começa a se tornar um pouco mais instável. Há possibilidade de uma formação maior de nebulosidade e chuvas fracas e pontuais, mas as previsões não indicam acumulados significativos e, num geral, o tempo ainda se mantém calmo.

Acumulados totais de chuva previstos até o início do sábado (30).
Acumulados totais de chuva previstos até o início do sábado (30) mostram chuvas fracas retornando para o Sul, porém com acumulados que, num geral, não ultrapassam os 10 mm.

Isso significa que, em geral, a calmaria vai predominar ao longo do feriado, garantindo uma passagem agradável com amigos e familiares no Sul do Brasil. A grande mudança no tempo ocorrerá no início de Abril.

Tempestades severas retornam na virada do mês

Na próxima segunda-feira (01), junto com o início do mês de Abril, ocorrerá uma ciclogênese e o avanço de uma nova frente pela região Sul. Com isso, há risco de tempestades severas atingindo toda a região.

Ciclogênese é um processo de abaixamento da pressão atmosférica, junto à formação de uma circulação ciclônica dos ventos. Estes sistemas provocam alterações no tempo e podem causar problemas locais e regionais.

O tempo severo poderá ocasionar uma série de problemas. Além da possibilidade de acumulados volumosos, rajadas intensas de vento e queda de granizo, podem haver danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

Previsão de pressão, precipitação e outros parâmetros para segunda-feira (01)
Previsão de pressão, precipitação e outros parâmetros para segunda-feira (01) mostra o sistema avançando pela região Sul e causando tempestades severas logo no início do mês de Abril.

Na sequência da formação do sistema, a primeira semana do mês de Abril será bastante chuvosa. A Oscilação Antártica (AAO), que no momento está desfavorável à formação de sistemas transientes, vai cair para valores negativos e, com isso, voltará a propiciar a formação de chuvas no Sul.

EM RESUMO, o tempo se mantém frio e seco até a quinta-feira (28), quando as temperaturas começam a subir e chuvas fracas voltam a se formar. O tempo vira de vez no dia 01 de Abril, quando um ciclone e sua frente fria causarão tempo severo no Sul do Brasil.

Para conferir as temperaturas e acumulados de chuva exatos que estão sendo previstos para a sua cidade, não deixe de conferir a previsão completa para a sua localidade específica aqui no site da Meteored | Tempo.com.