Inundações severas deixam cenário caótico no leste de São Paulo. Ainda há risco de mais chuvas intensas no Sudeste

Todos os estados do Sudeste registraram transbordamentos e alagamentos severos nos últimos dias, em decorrência das chuvas volumosas que estão sendo registradas na região. Tempestades continuam nos próximos dias.

Tempestades severas causam transbordamento de rios e alagamentos no Sudeste.
Tempestades severas atingiram Aparecida, e São Paulo, com acumulados de 129 mm em menos de dois dias. A enxurrada arrastou carros e a água invadiu diversos edifícios. (imagens: divulgação)

Nos últimos dias, tempestades severas têm atingido o Sudeste com força, em decorrência de sistemas meteorológicos separados da tempestade tropical Akara. O resultado são alagamentos intensos e grandes transtornos para a população.

Nesta quarta-feira (21), a prefeitura de Aparecida, em São Paulo, divulgou um comunicado informando que a cidade registrou acumulados de 129 mm em apenas dois dias. A enxurrada decorrente arrastou carros e a água invadiu casas e comércios. Pelo menos quatro edifícios apresentaram danos estruturais e foram interditados.

A região metropolitana do Rio de Janeiro também foi atingida por chuvas fortes na noite desta quarta-feira (21). A Zona Oeste da capital e a Baixada Fluminense estão entre as áreas mais atingidas, e segundo moradores, casas foram inundadas e famílias perderam tudo em várias ruas da cidade.

Já na cidade de Fundão, no Espírito Santo, o rio que dá nome à cidade subiu três metros, transbordou e inundou casas e comércios após chuva de 107 mm cair em um intervalo de apenas 48 horas. Galhos de árvores, destroços e lixo foram arrastados com a água, que subiu tanto que chegou a atingir roupas que estavam nos varais.

Tempestades severas causam transbordamento de rios e alagamentos no Sudeste.
Tempestades severas também atingiram Fundão, no Espírito Santo, causando transbordamento de rio e alagamentos que invadiram casas e comércios. (imagens: divulgação)

Minas Gerais também não está de fora, e 512 cidades do Estado estão em aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), com grau de severidade de "perigo". Há possibilidade de chuvas de até 100 mm/dia e ventos intensos de até 100 km/h, além de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Tempestades continuam atingindo o Sudeste ao longo dos próximos dias

Infelizmente, as previsões indicam que as chuva volumosas no Sudeste continuam pelo menos até o Sábado (24). Tempestades se formam em todos os Estados, principalmente durante a tarde e a noite, e continuarão causando enchentes de rios e alagamentos. Essa situação deve trazer transtornos significativos para a população.

As chuvas mais expressivas são esperadas no Rio de Janeiro, São Paulo e sul de Minas Gerais, onde os acumulados totais de chuva podem ultrapassar os 100 mm até o final da semana, especialmente na região que compreende o Vale do Paraíba.

Infelizmente, as previsões indicam que as chuva volumosas no Sudeste continuam pelo menos até o Sábado (24).

As chuvas só começarão a perder a intensidade no domingo (25), dando uma trégua para a maior parte de Minas Gerais (incluindo Norte, Jequitinhonha, Vale do Mucuri e do Rio Doce) e também Espírito Santo, onde o tempo passará a ficar firme e seco. O Oeste de São Paulo também registrará tempo firme no domingo.

Vale lembrar que o maior número de ocorrências durante tempestades se dá graças às rajadas fortes de vento e descargas elétricas. Evite se abrigar debaixo de árvores e coberturas pequenas, como quiosques, e também áreas próximas a postes de energia, torres de transmissão e objetos altos como placas e letreiros.