Quando termina a onda de calor no Sudeste? Mudança pode demorar um pouco, mas já tem data para acontecer!

Previsões indicam que onda de calor no Sudeste vai se manter intensa ao longo da semana que vem. As temperaturas máximas podem chegar a 40ºC especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.

As chuvas estão reduzindo na região Sudeste, graças à formação de um bloqueio atmosférico que impede o avanço de frentes frias. Mas o grande destaque dessa mudança, além do tempo seco, é a elevação das temperaturas que vai acontecer ao longo dos próximos dias.

O tempo seco e muito quente já tem sido destaque no Sul do Brasil, onde uma intensa onda de calor tem gerado temperaturas próximas aos 40°C. Em São Paulo, as temperaturas máximas já estão chegando a valores um pouco inferiores, ao redor de 35ºC. No município de Sorocaba, a máxima nesta quarta-feira (13) foi de 35,2ºC; enquanto Ribeirão Preto registrou 34,8ºC e Bauru 34,7ºC.

A tendência para todo o Sudeste, até o Sábado (16), é de que as chuvas se dissipem e o tempo se mantenha firme e seco. Com o sol intenso e o ar quente, as temperaturas também sobem significativamente. Os termômetros podem chegar a 38ºC, especialmente no oeste de São Paulo e no Rio de Janeiro.

Previsão de temperaturas máximas para a Sexta-Feira (15)
Previsão de temperaturas máximas para a Sexta-Feira (15) mostra valores que podem chegar aos 38ºC, especialmente no oeste de São Paulo e em outras regiões localizadas.

Graças à essa situação, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) já emitiu avisos de onda de calor que englobam São Paulo e parte de Minas Gerais. A situação representa riscos à saúde, já que a anomalia de 5ºC acima da média pode permanecer por um período de cinco dias ou mais.

Calor pode ter um rápido alívio no domingo

Apesar de uma frente fria estar avançando pelo Sul do Brasil entre a noite de quinta-feira (14) e a sexta-feira (15), trazendo um fim à onda de calor na região, o Sudeste não será tão sortudo. Os resquícios da frente podem chegar até São Paulo no domingo (17), causando chuvas mais generalizadas no Estado e ocasionando uma queda nas temperaturas.

Calor pode ter um rápido alívio no domingo, mas as temperaturas continuam altas na próxima semana seguinte.

Ainda assim, embora a chuva e a nebulosidade ajudem a dissipar um pouco do calor, não há previsão de entrada de massas de ar frio significativas. Ainda no domingo, as temperaturas estarão chegando a valores próximos dos 40ºC no Rio de Janeiro e no oeste de São Paulo.

Previsão de temperaturas máximas para o Domingo (17).
Previsão de temperaturas máximas para o Domingo (17) mostra valores que podem chegar aos 40ºC, especialmente no Rio de Janeiro, oeste de São Paulo e outras regiões localizadas.

Isso significa, portanto, que essa onda de calor continuará perdurando ao longo de toda a semana que vem, com temperaturas máximas próximas dos 40ºC especialmente sobre os estados paulista e carioca, onde se mantém o alerta quanto a possíveis problemas de saúde na população.

Até o Sábado (16), as chuvas se dissiparão e o tempo se manterá firme, seco e muito quente na maior parte do Sudeste. No domingo (17), chuvas voltam a se formar em São Paulo, mas a onda de calor continua assolando a região.

Durante este período mais quente, é recomendado que se beba bastante líquidos, evite desgaste físico e exposição ao sol nas horas mais quentes e secas do dia (especialmente no início da tarde), use roupas frescas e passe protetor solar.

Onda de calor deve acabar só na última semana de Março

As previsões mais recentes indicam que uma frente fria mais intensa pode finalmente romper o bloqueio atmosférico e avançar pelo Sudeste na sexta-feira que vem (22). Devido ao grande contraste térmico, o sistema causará tempestades severas e há possibilidade de granizo.

alerta de tempo severo
Previsão de precipitação para a sexta-feira (22) durante a tarde mostra frente fria avançando pelo país, rompendo o bloqueio e causando chuvas intensas e tempo severo no Sudeste do Brasil.

Em paralelo ao tempo severo, no entanto, uma massa de ar frio finalmente romperá a onda de calor, fazendo as temperaturas caírem de maneira considerável. Isso significa que a última semana de março será mais fresca e com temperaturas ligeiramente abaixo da média no Sudeste do Brasil.

No entanto, como ainda falta muito tempo para que este sistema se forme, não deixe de acompanhar as atualizações da previsão para o Sudeste ao longo da semana que vem no site da Meteored | Tempo.com.