Moema humaita, um peixe-anual da família Rivulidae, foi encontrado em uma única poça temporária perto do Rio Madeira, em uma área ameaçada por secas, pastagens e rodovia.
Moema humaita, um peixe-anual da família Rivulidae, foi encontrado em uma única poça temporária perto do Rio Madeira, em uma área ameaçada por secas, pastagens e rodovia.
Sagui-pigmeu vive nas copas da floresta amazônica, mede cerca de 15 cm, pesa pouco mais de 100 g e se alimenta de goma, insetos e frutas. Corre risco de extinção.
Descoberto às margens do Rio Eiru, o minúsculo Ranitomeya aquamarina impressiona por seu visual vibrante, alta toxicidade e possível formação de casais fixos, comportamento raro entre anfíbios.
Planta amazônica serve como fonte de água potável na floresta, é usada na medicina tradicional, no artesanato e até como cigarro natural por comunidades indígenas e ribeirinhas.
Pouco conhecida, a Ilha das Guianas é a segunda maior do mundo, formada por rios e oceano, com rica biodiversidade e cultura. Inclui territórios do Brasil e de países vizinhos.
Estudo revela que músculos cranianos do “fóssil vivo” foram interpretados de forma incorreta, impactando a compreensão da origem da alimentação e respiração em seres vertebrados com mandíbula.
Descobertas em Linhares (ES) incluem espécies raras da família Marantaceae e do gênero Solanum, reforçando a importância da conservação da biodiversidade brasileira.
Estudo inédito identifica mais de 257 mil espécies de bactérias e arqueias associadas a plantas do gênero Vellozia, revelando potencial para biotecnologia e conservação ambiental.
Primeiro papa dos Estados Unidos, Leão XIV traz histórico missionário na América Latina e reforça compromisso da Igreja com a justiça climática, inspirado na encíclica ecológica Laudato Si’.
Setor responde por até 8% das emissões globais de gases de efeito estufa, mas ainda carece de políticas públicas e conscientização no país.
Durante décadas, a Floresta Amazônica foi considerada a principal fornecedora de oxigênio do planeta. Mas especialistas explicam que esse título pertence, na verdade, aos oceanos.
Pesquisa aponta que a redução de chuvas e o aumento da seca estão diminuindo a oferta de alimento e ameaçando a sobrevivência de aves insetívoras na maior floresta tropical do mundo.
Com uso de drones e inteligência artificial, projeto da Embrapa mapeia castanheiras e outras espécies na Amazônia, reduz custos, facilita a coleta e fortalece o extrativismo sustentável na região.
Primatas na Guiné-Bissau foram registrados compartilhando frutas fermentadas com baixo teor alcoólico. Imagens revelam comportamento social incomum que pode ajudar a entender a origem dos banquetes humanos
Veterano da NASA, Don Pettit completa 70 anos durante retorno da missão espacial e encerra jornada de sete meses na ISS com pouso seguro ao lado de dois cosmonautas russos.
Mesmo com autorização, mineração de ouro legalizada apresenta problemas semelhantes aos do garimpo ilegal, apontam CPI/PUC-Rio e Amazônia 2030.
Iniciativa liderada por indígenas quer criar uma universidade voltada à diversidade cultural, linguística e epistemológica dos povos originários do Brasil. Projeto está sendo finalizado pelo Ministério da Educação e pode ser lançado ainda este ano.
Pesquisa descreve duas novas espécies de peixes-cascudos, encontradas na bacia do rio Tapajós. Cientistas encontraram evidência de convergência evolutiva para formato do focinho, adaptado à dieta dos animais, predadores de pequenos invertebrados.
De vilã da exploração à aliada da preservação e agricultura sustentável, árvore símbolo do país ressurge com protagonismo nas mãos de indígenas, agricultores e pesquisadores.
Seis municípios localizados na Amazônia Legal estão entre os maiores do mundo em extensão territorial, destacando a grandiosidade da região e os desafios impostos pela baixa densidade populacional e infraestrutura limitada.