Tempo seco e umidade baixa no Brasil Central e chuvas isoladas no Sul

Frente fria atua de forma costeira nos próximos dias e não consegue avançar pelo país, mantendo o tempo seco e a umidade do ar diminui no Brasil Central. Na Região Sul o sistema contribui para chuvas isoladas.

Estiagem e baixa umidade do ar
Padrão seco se mantém em boa parte do país o que contribui para o aumento da amplitude térmica.

Nos próximos dias o padrão de tempo seco se mantém para boa parte do país. As únicas áreas beneficiadas por chuvas generalizadas são a faixa norte que vai do Rio Grande do Norte até o Amapá e o leste Nordestino. Isso ocorre pelo fato de a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ainda estar mais deslocada para sul e a presença de um sistema de alta pressão no oceano, na altura do estado de São Paulo, potencializar os ventos de leste que acabam por transportar umidade para o leste nordestino.

O mesmo sistema de alta pressão dificulta o avanço de uma frente fria, que pelo fato de não haver um escoamento de baixos níveis favorável, não consegue se desenvolver muito. Assim, a mudança nesta quarta-feira (29) no estado do Rio Grande do Sul é representada mais pelo aumento da nebulosidade e pela diminuição das temperaturas. Há previsão de chuva somente de forma pontual no centro-norte gaúcho pela manhã.

No restante do país, o tempo seco predomina com sensação de calor na parte da tarde e umidade relativa do ar em torno dos 30% na região Centro-Oeste, no Triângulo Mineiro e no oeste paulista.

Na quinta-feira (30), a frente fria se afasta rapidamente para o oceano e exerce pouca influência nas condições do tempo. Por outro lado, uma região de cavado se forma sobre parte da Região Sul e, a partir do fim tarde há previsão de pancadas isoladas e de curta duração no centro-norte do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina. No leste catarinense, a nebulosidade também aumenta, com ocorrência de chuvas fracas e isoladas durante a noite.

Desde o Paraná até o Sertão Nordestino e o oeste da Região Norte, o tempo seco predomina com grande amplitude térmica, o que corresponde à madrugadas mais frias e tardes de calor. Essa condição é clássica para baixa umidade relativa e o índice se encontra em torno dos 30% do oeste paranaense até o norte do Mato Grosso e sul do Tocantins.

Na sexta-feira (01), a região de cavado ganha um reforço e chuvas mais intensas e melhor distribuídas ocorrem já pela manhã no norte do Rio Grande do Sul, sul e oeste de Santa Catarina. A partir do início da tarde, as chuvas atingem as demais regiões catarinenses. Não há potencial para transtornos.

Já no restante do país, sem nenhuma novidade. O tempo firme e seco se mantém com temperaturas elevadas ao longo do dia. No entanto, umidade do ar sofre aumento o que pode ser notado através do aumento da nebulosidade no sul do Mato grosso do Sul, no oeste de São Paulo e no estado do Paraná.