Sul, Sudeste e Centro-Oeste sob alerta de tempo severo nos próximos dias

A mudança do tempo já começou no centro-sul do país e nos próximos dias chuvas intensas e temporais deixam alertas de tempo severo nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

risco de alagamentos e inundações
Chuvas se espalham pelo país e ganham intensidade. Há alerta de tempo severo e elevado potencial para transtornos no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Com uma umidade remanescente e o estabelecimento de uma onda de calor, sem um fator organizador das instabilidades, as chuvas passaram a ocorrer de forma muito isolada e pontual em boa parte do Brasil. No entanto, não deixando de acontecer temporais e chuvas mais intensas.

No domingo (11), uma mudança de padrão começou a ser observada com a atuação de uma baixa pressão entre a Argentina e o Paraguai, que possibilitou o tempo mais instável no centro-sul do país e para eventos de precipitação mais organizados.

Nos próximos dias, as instabilidades se organizam de forma a provocar chuvas mais abrangentes nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, devido ao processo de formação de uma frente fria. Há potencial para eventos intensos de precipitação e a ocorrência de temporais que podem provocar inúmeros transtornos. Acompanhe a seguir os alertas de tempo severo e os destaques da previsão do tempo.

Segunda-feira: temporais e chuvas intensas se espalham pelo Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Na segunda-feira (12) de manhã, o tempo fica nublado no leste e norte de Santa Catarina, em todo o Paraná, na porção central e norte de São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais, na porção mais leste da região do Triângulo Mineiro e no sul do Mato Grosso do Sul. Há possibilidade de chuvas de fraca a moderada intensidade entre os territórios paranaense e paulista.

Nos eventos de precipitação da tarde, há a possibilidade de transtornos pela intensidade das chuvas e do ventos, e pela queda de granizo.

A partir do fim da manhã, as instabilidades se desenvolvem mais e se espalham por boa parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, ganhando cada vez mais força no decorrer da tarde.

Alerta de chuva forte e de intensos temporais no sul e centro-norte do Rio Grande do Sul, no meio-oeste e norte de Santa Catarina, em todo o Paraná, na metade oeste do Mato Grosso do Sul, incluindo a região de Campo Grande, no leste e nordeste do Mato Grosso, em Goiás, em todas as regiões de São Paulo. Minas Gerais e do Espírito Santo.

alerta tempo severo
Alerta de chuvas intensas e de temporais a partir da tarde da segunda-feira para boa parte do Brasil.

Apesar da possibilidade de transtornos nas três regiões, as chuvas mais abrangentes e volumosas ocorrem na Região Sul. Já no Centro-Oeste e no Sudeste, o padrão ainda é mais isolado.

A partir do fim da tarde, a precipitação contínua muito intensa e deixa em alerta a porção central e leste do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Porto Alegre, todo o leste de Santa Catarina, com chuvas mais intensas para a região de Florianópolis, o oeste e noroeste do Paraná, o sul do Mato Grosso do sul, todo o leste de São Paulo e o sul dos estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

Terça-feira: chuvas reduzem no Sul e elevam o risco de transtornos no Sudeste e Centro-Oeste

Na terça-feira (13), uma frente fria se forma durante a madrugada entre as regiões Sul e Sudeste e se acopla a uma região de cavado entre o Paraná, o Mato Grosso do Sul e o Paraguai.

O resultado disso é uma condição bastante instável e com elevado potencial de tempo severo.

Somente nesta terça-feira os acumulados podem ficar entre 40 e 50 mm no período de 12 horas, no estado de São Paulo, no norte do Paraná e no leste do Mato Grosso do Sul.

No início da manhã, alerta de chuvas muito intensas e de temporais que podem provocar alagamentos, inundações e transtornos por fortes rajadas de vento no norte e noroeste do Paraná, no centro-sul do Mato Grosso do Sul, no sul de São Paulo, na região metropolitana da capital paulista e, principalmente, no porção central, oeste e norte de São Paulo, podendo atingir as regiões de divisa com o Triângulo Mineiro.

Em Santa Catarina, norte do Rio Grande do Sul e porção central e oeste de Minas Gerais, há previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade.

No decorrer da manhã, a frente fria avança pelo Sudeste e contribui para chuvas de moderada a forte intensidade em todo o território paulista, no centro-sul e todo o oeste de Minas Gerais, no leste do Mato Grosso do Sul, sudeste do Mato Grosso, na porção central e sul de Goiás.

No decorrer da tarde a frente fria continua o seu avanço pelo Sudeste e se mantém atuante na Região, contribuindo também para o tempo instável no Centro-Oeste.

Alerta de chuva volumosa e para a possibilidade de intensas temporais, na porção central, no norte e todo o leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, em todo o estado de Minas Gerais, no Espírito Santo, no nordeste do Mato Grosso do Sul, no leste e norte do Mato Grosso e em todo o estado de Goiás.

Na Região Sul, o tempo firme predomina, com chuva de fraca intensidade ocorrendo de forma intermitente no norte de Santa Catarina, no leste e região do Norte Pioneiro do Paraná.

No período da noite, a intensidade das chuvas diminui bastante e o potencial de transtornos também diminui. No entanto, com o deslocamento da frente fria sobre o Espírito Santo, há alerta de chuva volumosa sobre o território capixaba e para chuvas de moderada a forte intensidade ainda sobre Minas Gerais, o nordeste paulista e o estado de Goiás.