Frente fria e massa de ar frio: alerta de temporais e alívio do calorão!

Mais uma frente fria formada e com potencial para mudanças no tempo no Brasil. O sistema além de provocar temporais, pode derrubar as temperaturas no Sul com mínimas abaixo de 10°C.

massa de ar frio dezembro
Massa de ar frio traz alívio ao calorão e pode contribui para temperaturas abaixo dos 10°C em pontos do Sul e do Sudeste.

O fim de semana foi marcado por um calor extremo em grande parte do país. Além da onda de calor que atravessa o globo, a condição de pré frontal ajudou no calorão com temperaturas beirando os 40°C no Rio Grande do Sul. Antes da chegada de uma frente fria, é comum a elevação da temperatura com a massa de ar quente que atua em sua frente com os ventos que sopram de norte.

Segundo dados das estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), neste último domingo (11) fez 39,3°C em Quaraí, 38,8°C em Uruguaiana e 37,9°C em Alegrete, cidades do oeste gaúcho. O calor também foi intenso em diversas outras cidades como em Foz do Iguaçu no Paraná com 35°C, como Três Lagoas em Mato Grosso do Sul com 34,9°C, além de Barra Bonita em São Paulo com 34,8°C.

O calor intenso chamou a atenção mesmo em meio a primavera em que normalmente a temperatura já é mais elevada, mas mesmo para os que estão acostumados e até gostam do calor, a onda foi considerada intensa e até chamada de insuportável por muitos que buscaram meios de se refrescar como as praias. Porém, com o avanço da frente fria nos próximos dias, esse calorão promete dar uma trégua, veja quando e onde agora.

Calorão dará trégua nos próximos dias

A frente fria começa a avançar de forma mais organizada pelo Sul do Brasil nesta segunda-feira (12), isso sob a influência de duas áreas de baixa pressão atmosférica, uma afastada no Oceano Atlântico e outra no interior do continente entre o Brasil, o Paraguai e a Argentina.

A expectativa é que a temperatura caia de forma gradativa nos próximos dias, não vai fazer frio intenso, mas já será um alívio após dias de calor extremo. Diferente da manhã do último domingo (11) com sensação de tempo abafado e mínimas acima de 20°C na maior parte do centro-sul, os próximos dias podem amanhecer com temperaturas em torno de 15°C.

O maior destaque sobre a queda de temperatura desta semana vai para a madrugada e manhã de quarta-feira (14) onde são esperadas temperaturas mínimas abaixo até de 10°C na serra catarinense, sendo uma temperatura atípica para esta época do ano mesmo em localidades mais altas.

Novos temporais e riscos de transtornos

Além da pequena trégua do calorão provocado pela passagem da nova frente fria, outro destaque da semana é o alto potencial para novos temporais e riscos de transtornos por onde o sistema passar provocando o encontro entre calor e umidade.

Nesta segunda-feira (12) o sistema frontal ficará concentrado sobre a região Sul podendo provocar chuva forte e volumosa entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. A chuva pode ocorrer acompanhada por descargas elétricas, vendaval e até queda de granizo, não se descartando o risco de transtornos e estragos.

Na terça-feira (13) o sistema já avança pelo centro-sul chegando ao Sudeste e Centro-Oeste, provocando temporais principalmente em áreas dos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Até a quarta-feira (14), o sistema frontal deve atingir e provocar temporais com potencial para transtornos áreas do Espírito Santo e sul da Bahia, que inclusive, ainda se recuperam os estragos das chuvas dos últimos dias em que houve registros de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra, algo que pode se repetir nos próximos dias.

chuva
Nova frente fria pode provocar chuva forte e volumosa nos próximos dias. Volumes de até 100mm podem ser registrados até a quarta-feira (14).

A tendência com a passagem dessa nova frente fria é de altos acumulados até meados desta semana com volumes que devem variar entre 35 e até 100 milímetros. Apesar do risco generalizado para temporais em todo o centro-sul até chegar ao Nordeste conforme a frente fria for avançando, os maiores acumulados devem ser registrados entre o norte gaúcho e o norte mineiro, assim omo no sul baiano.

Chuva da segunda quinzena de dezembro

Após uma primeira quinzena de dezembro com vários episódios de chuvas fortes e volumosas, além de registros de muitos transtornos de Norte a Sul do país, fica a expectativa de como será a distribuição das chuvas na segunda metade do mês, reta final do ano, especialmente devido às festas de Natal e Réveillon.

A tendência é de chuvas por todo o país, porém com maior persistência e intensidade na faixa que vai desde o Amazonas até o Espírito Santo, ou seja, há chances para instalação de uma nova ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), isso até a véspera de Natal. Para a última semana de dezembro, a tendência já é de chuvas retornando mais para a região Sul, mas logo avançando para o Sudeste e Centro-Oeste.