Potencial de chuva diminui e calor aumenta nas regiões CO, S e SE

O potencial para chuvas diminui bastante no em boa parte do país, com manutenção do tempo instável somente em boa parte da Região Norte e na faixa norte do Nordeste. Frente fria avança pelo Sul no fim de semana.

bloqueio
Imagem de satélite do canal do vapor d'água do início da manhã da quarta-feira (24).

Nos próximos dias o bloqueio atmosférico continua atuando e a desintensificação de uma frente fria para o oceano proporciona a diminuição do potencial de chuvas para a Região Sul, favorecendo o aumento das temperaturas na porção central e sul do país.

A ZCIT vem sendo atuante em boa parte da faixa norte do Brasil. Nos próximos dias, o sistema contribui para chuvas de moderada a forte intensidade em todo o norte nordestino, norte do Pará e leste do Amapá. Além disso, pancadas isoladas se distribuem por boa parte do restante da Região Norte.

Destaques e alertas para os próximos dias

Nesta quarta-feira (14), uma região de baixa pressão no oceano, entre os estados de Santa Catarina e de São Paulo, favorece a formação de um cavado sobre a Região Sul. Pela manhã o tempo fica nublado desde o Rio Grande do Sul até o leste do Paraná, com chuvas isoladas e de fraca intensidade ocorrendo no litoral norte gaúcho e no leste catarinense.

A partir da tarde, pancadas isoladas, que podem ocorrer na forma de temporais pontuais, atingem o norte e oeste do Rio Grande do Sul, o estado de Santa Catarina, o sul e o leste do Paraná. Devido à circulação dos ventos, a umidade é transportada do oceano para o sul paulista e até à região metropolitana de São Paulo, onde, por volta do fim da tarde, há chance para pancadas isoladas.

No restante do estado de São Paulo o tempo fica firme e quente ao longo de todo o dia, bem como em todo o Sudeste, boa parte do Centro-Oeste e do Nordeste. Previsão de pancadas no período da tarde em praticamente toda à Região Norte, com exceção do centro-sul do Tocantins, e de chuvas ao longo do dia oscilando de intensidade em toda a faixa norte do Nordeste, onde as chuvas mais intensas e volumosas ocorrem no norte do Maranhão, do Piauí e no Ceará.

Calor aumenta nos próximo dias em boa parte do país. No entanto, a condição pré-frontal a partir da quinta-feira contribui muito para o aumento das temperaturas e para a sensação de abafamento na Região Sul.

Na quinta (15) e na sexta-feira (16), sem mudanças para o Brasil Central e para as Regiões Norte e Nordeste. As chuvas continuam a ocorrer na forma de pancadas em boa parte do Norte e, devido à atuação da ZCIT, na faixa norte do Nordeste há alerta de chuvas volumosas, com aumento da probabilidade de chuva para os estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

No Sul o destaque fica para o Rio Grande do Sul, onde ainda há possibilidade de temporais isolados no oeste e sul do estado no período da tarde de quinta-feira, devido à presença de uma baixa pressão no Uruguai.

Na sexta-feira, a baixa pressão no Uruguai evolui para um ciclone extratropical e sua frente fria associada avança pelo território gaúcho a partir do fim da manhã, provocando temporais no período da tarde em todas as regiões do Rio Grande do Sul, com redução a partir da noite.