Fim da onda de calor na Região Sul está próximo! Mudança traz risco de tempo severo para RS, SC e PR

O fim da intensa onda de calor no Sul do Brasil vai acontecer neste final de semana quando uma frente fria romper o bloqueio atmosférico. Há risco de tempo severo nos três estados.

satelite
A imagem de satélite mostra a aproximação da frente fria que já tem gerado tempo severo no Uruguai. Sistema vai chegar ao Rio Grande do Sul na noite desta quinta-feira (14), o que pode ser o fim da onda de calor.

O tempo seco e muito quente tem sido destaque no Sul do Brasil por conta de um padrão de bloqueio atmosférico que impede o avanço de frentes frias, o que abriu brechas para a instalação de uma intensa onda de calor. As temperaturas máximas registradas na tarde desta última terça-feira (12) chamaram a atenção tanto no Rio Grande do Sul, como em Santa Catarina e no Paraná.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os termômetros oficiais registraram 36.8°C em São Borja, 36.3°C em Bagé, 36.2°C em São Luiz Gonzaga e 36.1°C em Uruguaiana, todas no estado gaúcho. No estado paranaense, as cidades mais quentes foram Maringá com 35.9°C, Paranapoema com 35.8°C e Foz do Iguaçu com 35.2°C. Em Santa Catarina, a cidade mais quente foi Chapecó com 32°C.

Essa intensa onda de calor vem chamando à atenção devido principalmente ao enfraquecimento do El Niño e o término do verão. É um momento de transição para uma neutralidade climática no Pacífico Equatorial e também transição para o outono, então esse calorão todo veio para surpreender muita gente que já aguarda ansiosamente pelas temperaturas amenas do outono e de um futuro La Niña.

Intensa onda de calor chega ao fim no Sul do Brasil

O calorão no Sul do Brasil acontece por influência do bloqueio atmosférico e da onda de calor, mas também por uma condição que representa o fim de tudo isso ao mesmo tempo, uma pré-frontal, que significa que tem uma frente fria chegando. Isso aconteceu nos últimos dias até com certa frequência, mas a diferença é que o bloqueio era mais forte que os sistemas e as chuvas ocorreram de maneira isolada e irregular, além do calor que permaneceu cada vez mais forte.

chuva
Volume de chuva pode chegar a casa dos 150 milímetros até a segunda-feira (18) com chegada de frente fria no Rio Grande do Sul. Sistema vai por fim a intensa onda de calor.

Desta vez, a frente fria que está atuando entre a Argentina e o Uruguai vai conseguir romper o bloqueio atmosférico e só assim vai avançar pelo Sul brasileiro, dando fim também a intensa onda de calor que tem gerado temperaturas próximas ao 40°C. No entanto, essa combinação entre calor e umidade será propícia para ocorrência de tempo severo na região, onde há potencial para vendaval, trovoadas, raios e queda de granizo.

Essa frente fria vai avançar de forma muito lenta ainda nas próximas horas e dias, em que a expectativa é de que as mudanças no tempo só comecem a acontecer na noite da quinta-feira (14). As primeiras pancadas de chuva vão atingir cidades no Rio Grande do Sul que fazem fronteira com o Uruguai, onde já existe chance para os temporais e eventuais transtornos e estragos.

Onda de calor terá fim no Sul do Brasil a partir da chegada de uma frente fria que vai provocar tempo severo a partir da noite desta quinta-feira (14). Chuva forte e volumosa vai atingir principalmente o Rio Grande do Sul nos próximos dias.

Apesar da chuva prevista para a noite da quinta, é apenas a partir da sexta-feira (15) que a frente fria de fato deve avançar e gerar as mudanças no tempo de forma mais abrangente. A semana vai terminar com chuva já espalhada pelo estado gaúcho e até a manhã de sábado (16) são esperados volumes elevados e tempo severo, inclusive na região metropolitana de Porto Alegre, com potencial para alagamentos e enchentes.

A projeção é que até a noite da segunda-feira (17) essa frente fria já provoque chuva por toda a região Sul, mas o volume previsto até lá é menor em Santa Catarina e Paraná, o que não livra os dois estados do risco de tempestades com raios e queda de granizo. Porém, falando de volume de precipitação total previsto, os maiores acumulados são esperados neste período na fronteira oeste gaúcha com cerca de 150 milímetros esperados.

A temperatura vai cair, mas nem tanto

É fato que a mudança brusca no tempo devido ao avanço da frente fria já será suficiente para gerar o fim da intensa onda de calor nos próximos dias, porém, a temperatura vai cair, mas nem tanto, o que significa que o calorão sufocante terá fim, mas o frio ainda não deve chegar, ou seja, o que fica é a famosa sensação de tempo abafado.

Ainda que a frente fria gere as pancadas de chuva e uma maior presença de nebulosidade na maior parte dos dias, a temperatura não deve cair tanto em muitas partes da região Sul. Algumas cidades vão sim registrar uma queda de quase 10 graus, o que parece muito, mas pensando bem, cair de 40°C para 30°C, não torna os 30°C uma temperatura de frio, não é mesmo?

calor
Apesar do fim da onda de calor, temperaturas ainda não devem cair tanto assim no Sul do Brasil, o que vai manter a sensação de tempo abafado, com exceção das regiões serranas.

Na tarde de domingo (18) a temperatura máxima tende a ficar em torno dos 24°C na região serrana gaúcha, enquanto que várias outras partes dos três estados continuarão registrando temperaturas em torno de 28°C a 30°C. Aliás, nota-se no mapa acima que no noroeste do Rio Grande do Sul e principalmente no oeste e norte do Paraná, o calor intenso ainda estará presente por enquanto.