O tempo no fim de semana no Brasil: ar polar, frente fria e risco de geada no centro-sul do país

Após a atuação do ciclone extratropical a calmaria toma conta do fim de semana e uma massa de ar polar avança pelo centro-sul do Brasil, trazendo mais uma queda de temperatura. Confira a previsão aqui.

Ciclone se afasta, mas frente fria ainda provoca chuvas no Sudeste. Massa de ar polar baixa mais as temperaturas no fim de semana.
Ciclone se afasta, mas frente fria ainda provoca chuvas no Sudeste. Massa de ar polar baixa mais as temperaturas no fim de semana.

O destaque desta semana foi a formação e a atuação de um ciclone extratropical, que contribuiu para chuvas intensas e volumosas, e rajadas de vento de 100 km/h na Região Sul, que causaram transtornos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Agora neste fim de semana, o ciclone se afasta para oceano e permite o avanço de uma massa de ar polar, que proporciona uma nova redução das temperaturas em uma condição já fria para o centro-sul do Brasil, principalmente na Região Sul, no estado de São Paulo, em parte de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

Além do ar frio, a frente fria associada ao ciclone extratropical também influencia o tempo em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.

Ar polar traz potencial para geadas no Sul e frente fria provoca chuva no Sudeste

No sábado (17), o ciclone extratropical ainda contribui para uma condição ventosa no leste do Rio Grande do Sul até o sul de Santa Catarina durante a madrugada até o início da manhã.

No período da manhã o ciclone se encontra afastado e o tempo firme predomina em toda a Região Sul, com sol aparecendo entre nuvens no norte e oeste do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina, no oeste do Paraná até o sul do Mato Grosso do Sul. Já no Sudeste, a frente fria deixa o tempo nublado e com ocorrência de chuvas fraca a moderada no nordeste de São Paulo, na região do Triângulo Mineiro, no centro-sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

No período da tarde, a nebulosidade aumenta no Rio Grande do Sul, mas não há previsão de chuvas. A sensação de frio continua em toda a Região Sul, com máximas que variam dos 13 aos 21°C. O frio também é destaque no Mato Grosso do Sul até o sul do Mato Grosso e de Goiás, no estado de São Paulo, no Triângulo Mineiro e no Rio de Janeiro, com máximas de 18°C a 23°C. Aliás, a frente fria continua provocando chuvas no centro-sul de Minas Gerais, na porção leste do Triângulo Mineiro, no norte do Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo, com possibilidade de chuva de até forte intensidade no território mineiro.

Temperaturas mínimas para o domingo ficam abaixo dos 10°C em várias localidades do centro-sul do Brasil, com ocorrência de geadas na Região Sul.

No domingo (18), a massa de ar polar se espalha pelo centro-sul, intensificando o frio e deixando o frio em praticamente todo o centro-sul. A ressalva é para o tempo fechado pela manhã no centro-leste de Minas Gerais, no norte do Rio de Janeiro e no Espírito Santo, mas sem potencial para chuva. A partir do fim da manhã o sol consegue aparecer. Assim, o dia será bastante proveitoso em todo o Sudeste, Região Sul e Centro-Oeste.

Temperaturas mínimas para o domingo, com valores abaixo de 10°C sendo previstos para várias localidades do centro-sul do Brasil.
Temperaturas mínimas para o domingo, com valores abaixo de 10°C sendo previstos para várias localidades do centro-sul do Brasil.

As temperaturas diminuem mais e há risco de geada no norte e na região da Serra do Rio Grande do Sul, no oeste, Planalto e Serra de Santa Catarina, no sul e na região de Curitiba no Paraná. Aliás, nos pontos mais elevados da Região Sul, as mínimas podem atingir valores negativos.

As mínimas na capitais do centro-sul atingem os 10°C em Porto Alegre, os 11°C em Florianópolis, os 5°C em Curitiba, os 9°C em Campo Grande, os 10°C em São Paulo, os 17°C no Rio de Janeiro, os 13° em Belo Horizonte e os 20°C em Vitória.