O tempo no fim de semana: alerta de tempestades e chuvas intensas que podem trazer mais 100 mm na Região Sul

Uma frente fria já está influenciando parte do Rio Grande do Sul e avança pelo Sul ao longo do fim de semana. O sistema traz potencial para tempestades e chuvas intensas nos três estados da Região.

alerta de chuvas intensas
Frente fria atua na Região ao longo deste fim de semana e traz potencial para acumulados de até 100 mm.

Uma mudança de padrão está em curso e uma frente fria já começa a avançar pela Região Sul, atuando já na manhã desta sexta-feira (25) em parte do Rio Grande do Sul. A previsão é de que o sistema avance ao longo do fim de semana e passe a influenciar o tempo também nos estados de Santa Catarina, do Paraná e do Mato Grosso do Sul.

Trata-se do episódio de precipitação mais intenso desde os eventos que atingiram o centro-sul do Brasil durante a primeira semana de maio e que já proporcionaram acumulados acima da média do mês em boa parte do Rio Grande do Sul e extremo sul de Santa Catarina. Há alertas para o risco de tempestades e de chuvas de até forte intensidade.

Previsão do tempo para o sábado

Na madrugada do sábado (27), a frente fria se encontra entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina, provocando chuvas de fraca a moderada intensidade no norte e leste gaúcho e no extremo oeste catarinense. Nas áreas mais próximas da fronteira com a Argentina, há potencial para eventos de chuva com descargas elétricas. Na região de Porto Alegre, as chuvas ocorrem no máximo com fraca intensidade.

Ao longo da manhã, a frente fria não consegue avançar muito e mantém o tempo nublado em praticamente todo o Rio Grande do Sul, com exceção do sul, onde a massa de ar frio contribui para o tempo firme e sem nuvens. Previsão de chuvas fracas e pontuais na metade norte gaúcha, com possibilidade de chuvas moderadas no extremo norte do estado. Em Santa Catarina, chuva fraca no sul e de moderada intensidade no oeste.

alerta de tempestades Região Sul
Tarde do sábado com possibilidade de pancadas de forte intensidade e tempestades no oeste de Santa Catarina e do Paraná.

Ao longo da tarde, a frente fria volta a avançar e as instabilidades ganham intensidade. Chuvas de até forte intensidade podem ocorrer entre a região Central do Rio Grande do Sul, a região metropolitana de Porto Alegre e a Serra.

Em Santa Catarina, o tempo fica nublado em todas as regiões do estado, com ocorrência de chuvas fraca a moderada no leste e meio-oeste. No Paraná, o tempo começa a mudar por volta de meados do período, com as instabilidades provocando chuvas de até forte intensidade no sul, sudoeste e no oeste. Não se descarta o risco de tempestades no oeste dos territórios catarinense e paranaense.

No período da noite, as chuvas perdem intensidade, mas consegue atingir outra áreas como o norte de Santa Catarina e todo o oeste do Paraná até a porção noroeste do estado.

Previsão do tempo para o domingo

No domingo (28), a frente fria continua avançando e mantém o tempo instável em boa parte da Região Sul.

Na madrugada, chuvas de fraca intensidade ocorrendo de forma pontual no norte do Rio Grande do Sul, em todas a regiões de Santa Catarina, no sul, sudeste e oeste do Paraná, com probabilidade de aumento da precipitação no noroeste do estado.

Há elevado potencial para transtornos em virtude do elevado volume de precipitação em pouco tempo no norte do Rio Grande do Sul, no sul e meio-oeste de Santa Catarina, no sudoeste e oeste do Paraná.

No período da manhã, o avanço lento da frente fria mantém o tempo encoberto e com maior probabilidade de chuvas em boa parte da Região Sul. Há previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade na metade norte do Rio Grande do Sul, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre, em todo o estado de Santa Catarina, com chuvas mais intensa atingindo a porção meio-oeste, e no sul, centro e todo o oeste do Paraná. Mais para o fim do período, há alerta de chuva forte para o noroeste e norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina.

No decorrer da tarde, finalmente o sistema frontal passa atuar mais sobre o estado de Santa Catarina. Assim, as chuvas aumentam e atingem todas as regiões catarinenses de forma homogênea e com potencial para eventos de até forte intensidade. A mesma condição se observa no norte do Rio Grande do Sul. Entre o norte gaúcho, o centro-sul e oeste catarinense, há alerta de chuvas tempestade e chuvas muito volumosas.

No Paraná, alerta de chuva de até forte intensidade e para o risco de tempestades no centro-sul, oeste e sudoeste do estado e mais nebulosidade do que chuva nas demais regiões.