Mudança de padrão: frio, chuva e temporais previstos para o Sul

Ao longo deste fim de semana, a formação de um ciclone na altura da Região Sul causará uma mudança de padrão, trazendo tempestades severas, chuva intensa e frio para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Mapa de acumulados totais de chuva até o domingo (28).
Mapa de acumulados totais de chuva até o domingo (28) mostra que os valores podem ficar próximos dos 100 mm de chuva em toda a região Sul neste período.

Nos últimos dias, a região Sul do país tem passado por um período de tempo aberto, ensolarado e seco. No entanto, este padrão meteorológico está prestes a mudar. Acontece que nos próximos dias, há previsão de que uma região de baixa pressão, um ciclone, se forme na altura da região Sul.

Este sistema meteorológico vai trazer tempestades severas, muita chuva e frio para os três Estados, especialmente durante o sábado (27) e o domingo (28). Há possibilidade de alagamentos, queda de árvores, interrupção na rede elétrica e estragos em plantações.

Como fica a previsão para cada Estado do Sul?

Já nesta quinta-feira (25), nuvens começam a se formar no Rio Grande do Sul, ocultando o sol em grande parte do dia. Mas é na sexta-feira (26) que o sistema começa a atuar de fato, com previsão de tempestades severas atingindo todo o Estado gaúcho.

youtube video id=aIdKddhGOUY

As chuvas se mantém ao longo de todo o fim de semana, com risco de rajadas intensas de vento e descargas elétricas. O sistema também fará as temperaturas caírem consideravelmente - em Porto Alegre, a mínima chega a 14°C e a máxima a 18°C no domingo (28).

Em Santa Catarina e no Paraná, as tempestades chegam um dia depois, no sábado (27). O fim de semana se mantém chuvoso em ambos os Estados, com previsão de acumulados altos de até 100 mm de chuva, rajadas de vento intensas e raios.

Mapa de previsão de temperatura para a madrugada da segunda-feira (29)
Mapa de previsão de temperatura para a madrugada da segunda-feira (29) mostra temperaturas abaixo dos 10 graus em boa parte do RS e também em SC, o que é representado pelas cores esverdeadas.

Além disso, as temperaturas também caem nestes Estados, com mínima de 11°C e máxima de 18°C em Curitiba no domingo (28). O tempo severo pode causar alagamentos, queda de árvores, interrupção na rede elétrica e estragos em plantações em toda a região Sul ao longo de todo o fim de semana.

As previsões indicam que este padrão frio e chuvoso vai se manter por cerca de uma semana. Isso significa que, até o fim do mês, infelizmente, o sol e o calor não vão retornar para a região Sul.

A tendência é que as temperaturas continuem caindo ao longo da semana que vem, com geadas se formando na primeira semana de Junho. Para saber mais detalhes, não deixe de consultar a previsão do tempo específica para a sua cidade aqui no site da Meteored | Tempo.com.