O tempo no Brasil: bloqueio atmosférico garante uma semana sob onda de calor e pouca chuva em boa parte do país

Bloqueio atmosférico se estabelece nesta semana e intensifica o calor em todo o Brasil, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

alerta de onda de calor e seca
Semana será marcada por chuvas irregulares e muito calor no Brasil. Chuvas mais intensas ocorrem nas regiões Norte e Nordeste.

As chuvas sobre boa parte do Brasil diminuíram neste início de março, mas pancadas isoladas e tempestades pontuais ainda aconteceram em parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, com eventos mais expressivos sobre no extremo norte do país e na Região Sul.

A condição para esta semana se agrava, através do estabelecimento de um bloqueio atmosférico que diminui muito o potencial das chuvas no Centro-Oeste, Sudeste e até mesmo no Sul. Além disso, as temperaturas vão se manter elevadas, resultando em mais um evento de onda de calor.

Nas regiões Norte e Nordeste, as chuvas ainda ocorrem de forma mais intensa na porção mais próxima do litoral norte do Brasil, devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Chuvas muito irregulares e acumulados muito baixos em boa parte do Brasil

A segunda-feira (11) será sob influência de uma baixa pressão no oceano, próxima a costa do Sudeste. No entanto, o sistema somente contribui para o tempo mais instável no Espírito Santo e para o aumento da nebulosidade no Rio de Janeiro, no estado de Minas Gerais, no norte e leste de São Paulo, e no sul de Goiás.

Pela manhã há previsão de chuva fraca no litoral paulista, no sul do Rio de Janeiro e no leste capixaba. A partir do meio da tarde, há risco de tempestades e chuvas intensas no Espírito Santo e de pancadas isoladas no centro-sul e leste de Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro e entre os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso de Goiás.

Bloqueio atmosférico se estabelece já neste início de semana e se mantém até pelo menos a sexta-feira (15). A condição de tempo seco abrange boa parte do Brasil.

Na Região Sul, o dia será de tempo firme, com poucas nuvens a partir do fim da manhã.

Na região Norte, as chuvas ocorrem de forma mais pontual no Amazonas, no interior do Pará e em Rondônia. Previsão de chuvas mais volumosas somente entre o Acre e o Amazonas, no norte do Pará e no Amapá. No Nordeste, as chuvas continuam escassas, com previsão somente a partir da tarde no norte do Maranhão, no litoral do Piauí e de forma muito pontual no norte do Ceará.

Na terça-feira (12), a previsão traz poucas novidades. O tempo firme continua em boa parte do Brasil, com redução do potencial das chuvas sobre o Centro-Oeste e o Sudeste. A Região Sul continua com tempo firme.

Alerta de chuvas mais intensas pela manhã somente entre o nordeste de Minas Gerais, o extremo norte do Espírito Santo e o sul da Bahia. Chuvas isoladas podem ocorrer no interior do Piauí e do Ceará, bem como no oeste do Amazonas.

A partir do meio da tarde, pancadas muito isoladas estão previstas para o norte e todo o oeste de Minas Gerais, para o norte de São Paulo, todo o estado de Goiás, norte do Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso. No Norte e no Nordeste, a ZCIT aumenta o potencial de chuvas para todo o litoral norte e mantém o risco de chuvas intensas no Amapá e norte do Pará.

Acumulados muito baixos estão previstos para boa parte do Centro-Oeste, Sudeste e Região Sul. Chuvas mais expressivas ocorrem somente nos extremos norte e sul do Brasil.

Na quarta-feira (13), o tempo firme se estabelece em todo o centro-sul do Brasil, com chuvas ocorrendo de forma irregular no centro-norte. O tempo firme predomina na Região Sul, no Mato Grosso do Sul e em praticamente todo o Sudeste.

Previsão de chuvas mais intensas a partir da tarde sobre o estado de Goiás, na região Norte, de forma muito pontual, e no extremo norte do Brasil, incluindo todo o litoral norte e a faixa leste do norte da Bahia até o norte do Rio Grande do Norte.

bloqueio atmosférico
Previsão do acumulado precipitação até a sexta-feira, 15 de março, traz a acumulados muito baixos para boa parte do Brasil.

Na quinta (14) e na sexta-feira (15), há a redução novamente do potencial de chuvas da porção central do Brasil, com previsão de praticamente nada de chuvas para o Sudeste e boa parte da Região Sul. As chuvas mais expressivas fica novamente a toda a faixa norte do país.

A ressalva fica para a atuação de um sistema frontal estacionário sobre o Rio Grande do Sul na sexta-feira (15), que traz risco de tempestades severas no Oeste, Campanha e Sul do estado. O tempo firme continua no restante do território gaúcho.

Onda de calor se estabelece no centro-sul do Brasil

No centro-sul do Brasil, em virtude da continuidade da condição de bloqueio atmosférico, o transporte do ar mais quente do interior do país em direção às regiões Sul e Sudeste e ao estado do Mato Grosso do Sul se mantém, proporcionando um aquecimento gradativo até pelo menos o fim da semana.

No início da semana, as temperaturas mais elevadas se concentram no estado do Mato Grosso do Sul, no oeste de São Paulo, no noroeste do Paraná, no extremo oeste de Santa Catarina e no noroeste do Rio Grande do Sul. As máximas nessas áreas variam de 32 a 37°C.

Na sexta-feira (15), a tendência aponta para uma condição generalizada de muito calor. Temperaturas acima dos 35°C podem ser registradas em toda a metade norte e leste do Rio Grande do Sul, em boa parte de Santa Catarina, do Paraná, do Mato Grosso do Sul, de São Paulo, até o Rio de Janeiro, região do Triângulo Mineiro e sul do estados de Goiás e do Mato Grosso. As temperaturas máximas podem chegar aos 39°C no oeste do Mato Grosso do Sul e no sudoeste do Mato Grosso.