Passagem de frente fria causa deslizamentos e mortes no Sudeste. Rio de Janeiro permanece em alerta de chuvas fortes!

Tempestades causam transtornos com a chegada da frente fria na Região Sudeste! Foram registrados deslizamentos, enxurradas e morte por descarga elétrica no Rio de Janeiro.

Chuvas no Sudeste
A frente fria chegou ao Sudeste causando deslizamentos, inundações, ventania e óbitos! Ainda há probabilidade de novos acontecimentos durante final de semana. Foto: Reprodução.

Desde as primeiras horas desta sexta-feira (22) os estados de São Saulo e principalmente o Rio de Janeiro, vem sofrendo as consequências da passagem da frente fria na região. Como já noticiamos aqui na Meteored Brasil, a previsão ainda é de altos acumulados de chuva pelo menos neste final de semana.

Os primeiros estragos foram registrados na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, onde a chuva veio acompanhada pela forte ventania, com rajadas de vento que ultrapassaram 100 km/h. Foram notificadas ocorrências de destelhamentos, falta de energia e quedas de árvores e postes de transmissão. Pelo menos 25 árvores foram derrubadas em Santos nesta sexta-feira (22).

A frente fria seguiu para o estado do Rio de Janeiro, causando prejuízos ainda no início desta sexta-feira (22). Em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, um homem morreu após ser atingido por um raio na manhã desta sexta no Pontal do Atalaia.

A Região Serrana foi uma das mais atingidas pelas fortes chuvas. Em Teresópolis, o trecho da serra da BR-116 que liga o Rio de Janeiro à cidade teve que ser interditado devido ao grande volume de água na pista. Em um vídeo publicado nas redes sociais, um caminhão enfrentou a enxurrada mesmo com o alto nível da água, mas por sorte ninguém ficou ferido

Em Petrópolis a situação foi mais preocupante! Três pessoas morreram e duas estão desaparecidas até o momento, em decorrência da forte chuva que atingiu o estado nesta sexta-feira. As vítimas estavam no bairro Independência. A Defesa Civil contabilizou 109 registros de ocorrência, sendo 75 deslizamentos até a última atualização, além disso, foram estabelecidos 67 pontos de apoio abertos para receber a população que mora em áreas de risco.

Confira os maiores acumulados de chuva em 24 horas, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN): em Petrópolis choveu 304 mm entre as 5h de sexta-feira e as 5h de deste sábado, em Magé o acumulado foi de 202 mm, em Teresópolis foi de 217 mm e em Angra dos Reis foi de 107 mm.

A cidade de Petrópolis recebeu em 24 horas um volume de chuva acima do esperado para todo o mês de março, que é de 250 mm segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Entre este sábado e domingo, a previsão é de que este sistema continua atuando sobre o estado do Rio de Janeiro. Confira as regiões que devem permanecer em alerta!

Rio de Janeiro segue em alerta para novos desastres!

As previsões continuam indicando acumulados de até 400 mm neste final de semana, até a noite de domingo no estado do Rio de Janeiro. Não se descarta a possibilidade de novos deslizamentos de terra e inundação.

Frente fria
Modelo prevê acumulado de chuva de 400 mm até a noite do domingo (24). Há risco de novos transtornos no estado do Rio de Janeiro.

Entre sábado e domingo, a frente fria seguirá atuando na porção norte da região Sudeste, favorecendo o tempo instável e possíveis tempestades, com destaque para Minas Gerais, Rio de Janeiro e porção sul do Espírito Santo, que permanecerão em alerta máximo para altos volumes de precipitação durante o final de semana.

A situação pode ser crítica e desastres podem colocar em risco a vida de muitas pessoas no final de semana no estado do Rio de Janeiro, com acumulados previstos de 400 mm até a noite do domingo (24).

O centro e norte Fluminense são as regiões com a maior previsão de elevados volumes de chuva, além da porção oeste do estado. Então a população deve permanecer em alerta e em caso de deslizamentos, inundações e descargas elétricas, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros e/ou Defesa Civil do seu município.

Além disso, não deixe de ficar atento as atualizações da Meteored Brasil sobre a passagem da fria no Sudeste, além de consultar a previsão do tempo para a sua cidade!