Nova massa de ar fria avança pela Região Sul e chega até a Bahia

Outono começa bem! Mais uma frente fria e massa de ar frio avançam pela Região Sul no fim desta semana. O frio tende a ser mais intenso em relação ao último evento e o ar frio chega até o estado da Bahia.

outono frio
Nova frente fria e massa de ar frio no fim desta semana. A tendência aponta para um evento mais intenso e que influencia até o leste da Bahia.

O outono começou com tudo. A quebra do bloqueio na semana anterior representou o início da estação com avanço de uma frente fria que trouxe de volta as chuvas em boa parte das regiões Sul e Sudeste, além da tão esperada redução das temperaturas.

No fim desta semana a tendência é de que outro evento parecido ocorrer, porém há a expectativa de se tratar de um evento mais intenso que deve afetar até o leste da Região Nordeste.

O avanço da massa de ar frio

O processo inicia na sexta-feira (18), com a formação de uma frente fria sobre a Região Sul, que, até o momento, contribui para chuvas mais isoladas, mas que podem ocorrer de forma mais intensa, principalmente no oeste da Região Sul.

Com o deslocamento do sistema para nordeste, uma massa de ar frio consegue avançar e os ventos de sul já influenciam o estado do Rio Grande do Sul na noite de sexta-feira (18) e na madrugada do sábado (19).

No decorrer do sábado (19), o ar frio penetra cada vez mais na Região Sul passando a atuar em Santa Catarina no período da tarde e no Paraná e no estado de São Paulo a partir do fim do dia. Assim, as mínimas ocorrem no período da noite e atinge os menores valores em torno dos 11°C e 12°C na região da Campanha Gaúcha. Em Porto Alegre, mínima de 20°C, em Florianópolis, de 21°C e em Curitiba de 16°C. Na capital paulista as temperaturas no fim da noite chegam aos 20°C.

No domingo (20), a massa de ar frio não consegue se deslocar tanto pela manhã, mas o ar frio já chega também no Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais. Pelo fato de os ventos atuarem de sul e sudeste, há o favorecimento do transporte de umidade para os territórios paulista e fluminense. Assim, além do ar frio, há previsão de muita chuva ao longo do dia.

frio
Alta pressão, a massa de ar frio, com seu centro no oceano, mas influenciando principalmente as áreas costeiras.

Mais uma vez, com o avanço da massa de ar frio ao longo do dia, as mínimas ocorrem no final da noite. Mínimas de 18°C em Porto Alegre, de 20°C em Florianópolis, de 17°C em São Paulo e de 22°C no Rio de Janeiro.

A alta pressão, que é a massa de ar frio, se desloca para o oceano e avança um pouco para o norte no decorrer do início da próxima semana. Assim, além de manter os ventos gelados em toda a porção leste da Região Sul e do Sudeste, passa a influenciar o leste da Bahia, com redução das temperaturas e aumento das chuvas.

ecmwf
Mínimas para a segunda-feira (21) segundo o modelos ECMWF.

No final da próxima semana, outra frente fria e outra massa de ar frio. No entanto, para este evento, o ar frio atua de forma mais continental, o que pode representar um evento de frio mais forte. Será que teremos geada? Ainda não sabemos, mas há potencial e teremos esta resposta mais pra frente.