Segunda quinzena de março: chuvas volumosas no Norte e na Região Sul

Chuvas volumosas ocorrerão nas regiões Norte e Sul até o final do mês de março. A La Niña terá uma grande influência nesse período, em conjunto com a Oscilação de Madden-Julian e também a passagem de sistemas frontais.

previsão mês março Brasil
Nesse período de transição de estações, pancadas de chuvas isoladas têm predominado em grande parte do país.

O outono meteorológico já começou e com ele já começamos a observar uma mudança no comportamento dos sistemas meteorológicos sobre o Brasil e, consequentemente, uma mudança nos padrões de chuva e temperatura.

As chuvas mais volumosas têm se concentrado na região Norte e norte da região Nordeste, graças a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). As chuvas nessas regiões já ocasionaram transbordamentos de rios e muitos transtornos em cidades dos estados do Acre, Rondônia, Tocantins e Ceará.

Anomalias de precipitação (a esquerda) e temperatura máxima (a direita) observadas na primeira quinzena do mês de março de 2022. Fonte: CPTEC/INPE.

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, o padrão predominante tem sido de temporais mais isolados, que por vezes são de forte intensidade e geram grandes acumulados locais. Na região Sul, sistemas frontais voltaram a organizar episódios de chuvas mais generalizadas, que trouxeram alívio à secura da região, além de levarem massas de ar mais frias, que diminuíram as temperaturas.

Como ficará o La Niña?

Por mais que o atual evento de La Niña já tenha passado pelo seu pico de máxima intensidade no início deste ano, o fenômeno continua bem ativo no Pacífico Tropical. Aliás, as últimas observações mostram que a La Niña voltou a se intensificar nas últimas semanas, com algumas regiões do Pacífico registrando anomalias próximas aquelas registradas em seu pico de intensidade.

Previsão de anomalia de temperatura da superfície do mar para a região do Niño 3.4 pelo modelo norte-americano CFSv2. Fonte: CPC/NOAA.

Alguns modelos, como o norte-americano CFSv2, indicam que esta tendência de resfriamento deverá continuar, sinalizando que a La Niña possa ficar entre uma intensidade moderada a forte nos próximos meses.

Dessa forma, a La Niña continuará tendo grande influência no tempo no Brasil nas próximas semanas, mantendo as chuvas irregulares no centro-sul do país, enquanto o centro-norte continuará a registrar chuvas acima da média. Vamos ver um resumo das duas próximas semanas para cada região!

Regiões Norte e Nordeste

A segunda quinzena de março ainda será marcada por muita chuva nas regiões Norte e Nordeste devido a atuação da ZCIT, que terá sua atividade convectiva potencializada devido aos efeitos da La Niña e também da Oscilação de Madden-Julian (OMJ) que estará nas suas fases 2 e 3 na próxima semana, fases que ainda favorecem as chuvas nessas regiões.

A La Niña, em conjunto com a Oscilação de Madden-Julian e a Zona de Convergencia Intertropical (ZCIT), manterá os acumulados elevados de precipitação sobre as regiões Norte e Nordeste

Na semana dos dias 14 a 21 as chuvas acima da média ocorrerão de forma mais generalizada na região Norte e todo o norte da região Nordeste. Já na semana entre os dias 21 e 28, essas chuvas ficarão mais restritas ao extremo norte da região Norte e a algumas partes do norte e leste do Nordeste, provavelmente devido a uma mudança de fase da OMJ.

Com uma previsão de chuvas acima da média e uma maior cobertura de nuvens nessa próxima quinzena, as temperaturas devem ficar em torno da média ou ligeiramente abaixo da média em grande parte dessas regiões.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste o comportamento das chuvas será mais irregular, característico de um período de transição, com alguns eventos de precipitação isolados que podem atingir intensidade moderada a forte. Entretanto, no geral são esperados acumulados de precipitação próximos a média ou abaixo, já indicando o início de um período mais seco.

Previsões de anomalia de precipitação (linha superior) e temperatura (linha inferior) para a semana dos dias 14 a 21 de março (coluna a esquerda) e 21 a 28 de março (coluna a direita), pelo modelo ECMWF.

A exceção será o leste do estado de São Paulo, que poderá continuar registrando episódios de chuvas volumosas, devido a atuação de ciclones e sistemas frontais próximos à costa, que poderão inclusive acarretar num volume de chuvas acima da média. Esse comportamento é esperado principalmente nessa semana do dia 14 a 21 de março.

Em relação às temperaturas, o modelo europeu ECMWF indica que grande parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste registrarão temperaturas acima da média.

Região Sul

Para a região Sul a próxima semana ainda será marcada por chuvas mais irregulares, já que os sistemas frontais e ciclones estarão atuando mais sobre a costa do estado de São Paulo. A parte leste da região, como o litoral de Santa Catarina e Paraná, serão impactados por esses sistemas na costa do Sudeste, podendo registrar também acumulados acima da média.

Com os sistemas frontais mais a norte, um sistema de alta pressão será responsável por favorecer a entrada de ar mais frio vindo de sul na região, mantendo as temperaturas mais amenas. Na última semana de março um sistema de baixa pressão mais robusto no litoral da região Sul deverá mudar esse padrão e ocasionar chuvas mais volumosas e generalizadas, desta vez contemplando o oeste da região.