Mudança repentina do tempo no fim de semana no Brasil: frente fria e ar polar à vista, ative os alertas!

A mudança de padrão está a caminho com uma frente fria e massa de ar polar já avançando neste fim de semana. Há alertas de tempestades e queda de temperatura Confira aqui os detalhes da previsão!

ar polar alerta
Intensa mudança de padrão começa neste fim de semana no Brasil. Ar polar inicia sua incursão pelo Sul do país.

Nesta semana publicamos vários artigos dando detalhes diferentes sobre a grande mudança de padrão que está por vir. Falamos sobre a mudança da intensidade do frio, sobre a possibilidade de neve e também sobre como as chuvas devem ocorrer.

Há alertas de tempestades, chuvas intensas e de forte queda das temperaturas. Acompanhe sempre os avisos oficiais.

Agora trazemos os detalhes sobre os primeiros dias do avanço da frente fria e da massa de ar polar, que acontece neste fim de semana.

Sábado: frente fria avança pelo Rio Grande do Sul

Já na madrugada do sábado (10), uma frente fria atua no sul do Rio Grande do Sul, influenciando também a região da Campanha e o Oeste do estado. O tempo fica nublado e há previsão de chuvas de até moderada intensidade entre a Campanha e o Sul.

No período da manhã, o sistema avança um pouco, mas não consegue chegar até a região metropolitana de Porto Alegre. Assim, no Oeste, Campanha, região Central e no Sul, o tempo fica instável e há a possibilidade de chuvas de até forte intensidade. Na Região Central, as chuvas acontecem ainda de forma mais isolada.

frente fria no Rio Grande do Sul
Previsão de chuva por volta do meio da tarde, quando a frente fria pode começar a atuar na região de Porto Alegre.

No período da tarde, a frente fria consegue chegar até a região metropolitana de Porto Alegre. Alerta para a possibilidade de tempestades que também podem atingir a região Central e o Oeste do Rio Grande do Sul. Na Campanha e no Sul, as chuvas já perdem intensidade e começa a esfriar bastante, com a chegada do ar polar.

Até o período da noite, as chuvas passam a ocorrer também no norte do estado e continuam com moderada a forte intensidade no Oeste, Região Central e metropolitana de Porto Alegre.

alerta de chuvas na Região Sul
Previsão de chuvas para o período da noite. As chuvas já atingem a porção norte do Rio Grande do Sul e o tempo fica chuvoso na região de Porto Alegre.

O ar polar penetra em boa parte do Rio Grande do Sul e as temperaturas sofrem forte queda ao longo da noite, com temperaturas em torno dos 10°C na Campanha e Sul e dos 13°C em Porto Alegre.

No restante da Região Sul, o tempo firme predomina e as temperaturas ao longo do dia aumentam bastante, podendo chegar aos 30°C no leste de Santa Catarina, no norte, noroeste e oeste do Paraná. Aliás, o tempo firme com a tarde de calor ocorre em todo o Brasil Central.

Domingo: frente fria e ar polar avançam pela Região Sul

Um verdadeiro dia de inverno chegou para parte da Região Sul. No domingo (11), a frente fria e o ar polar continuam a sua incursão pela Região Sul.

No fim de semana as chuvas intensas podem acumulados até 75 mm na porção central até a região de Porto Alegre no Rio Grande do Sul e em pontos do sul de Santa Catarina.

Na madrugada, as chuvas continuam sobre a metade norte do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Porto Alegre e, mais para o fim do período e início da manhã, a frente fria chega à divisa com o estado de Santa Catarina. Assim, há alerta de chuvas de moderada a forte intensidade, que podem ocorrer na forma de tempestades no norte do Rio Grande do Sul, no sul e oeste de Santa Catarina.

No decorrer da manhã, a frente fria consegue avançar somente um pouco, mas é o suficiente para mudar o tempo em todo o oeste do Paraná, porção central de Santa Catarina e até na região de Florianópolis. Previsão de chuvas de moderada a forte intensidade nas regiões de divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e no oeste catarinense.

alerta chuvas fim de semana
Acumulado de precipitação para o fim de semana, segundo o modelo ECMWF.

Já a massa de ar polar espalha o ar frio poro o Rio Grande do Sul, com temperaturas as 12:00 por do 15°C na região metropolitana de Porto Alegre, dos 13°C na região Central, no Oeste e Missões, dos 10°C na Campanha e Sul, e dos 9°C na Serra. Devido ao avanço do ar polar ao longo do dia, as mínimas do domingo (11) acontecem no fim da noite em praticamente toda a Região Sul.

No período da tarde, continua o seu avançado e, a partir do meio do período, chega ao norte de Santa Catarina e no leste do Paraná, na região de Curitiba. O tempo fica chuvoso em todo o território catarinense, no oeste e sul do Paraná, com chuvas ocorrendo com fraca a moderada intensidade. Por volta do fim da tarde, a precipitação ganha intensidade no norte catarinense, no oeste, no sudoeste e no leste do Paraná.

No período da noite e no decorrer da madrugada de segunda-feira (06), observa-se uma crescente na taxa de precipitação. Assim, há alerta de chuvas intensas, que trazem potencial para alagamentos e deslizamentos, no norte de Santa Catarina, no sul, leste e todo o oeste do Paraná.

ar polar frente fria
Massa de ar polar provoca queda das temperaturas em boa parte da Região Sul, com mínimas sendo registradas no fim da noite do domingo.

Quanto ao frio, a massa de ar polar se espalha até o sul, oeste e leste do Paraná e as mínimas, que acontecem no fim da noite, chegam aos 3°C na Campanha e Sul do Rio Grande do Sul, variam de 2 a 4°C nas regiões da serra gaúcha e catarinense, ficam entre 4 e 6°C no Oeste e região Central do Rio Grande do Sul e em torno dos 9°C em Porto Alegre. nas demais regiões catarinense até o Paraná, as temperaturas variam de 8°C a 14°C. Em Florianópolis, mínima de 14°C e, em Curitiba, de 13°C.