Mudança de padrão: frente fria, ciclone e muita chuva estão previstos para a próxima semana!

A próxima semana será marcada por uma grande mudança das condições meteorológicas no centro-sul do Brasil! O padrão seco dará lugar a grandes acumulados de chuvas e as temperaturas despencarão, com chance de neve no Sul!

previsão chuvas Brasil
Semana que vem será marcada pelo retorno das chuvas volumosas no centro-sul do Brasil!

Nos últimos dias temos noticiado a provável mudança abrupta do tempo no centro-sul do Brasil, com a chegada de uma massa de ar frio que poderá ser a mais intensa do ano e que tem-se apresentado ainda mais intensa nas últimas atualizações do modelo do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo (ECMWF)!

Além de observarmos uma intensificação da massa de ar frio nas últimas atualizações do modelo, que agora além de estar mais intensa passará a atuar com mais força em partes das regiões Sudeste, Centro-Oeste e inclusive Norte do Brasil, também notamos uma intensificação dos volumes de chuvas!

Quebra do padrão seco ocorrerá com a chegada de uma frente fria e a formação de um ciclone na costa das regiões Sul e Sudeste do Brasil na próxima semana!

Desde as rodadas de ontem (5) dos modelos de curto (10 dias) e médio prazo (46 dias) do ECMWF, as previsões indicam uma quebra do padrão seco a partir do início da semana que vem. Essa mudança se iniciará com a chegada de uma frente fria associada a um intenso ciclone extratropical no Atlântico Sul, que provocará chuva pelos estados da região Sul entre sábado (10) e domingo (11).

Anomalias de precipitação para o período de 12 a 19 de junho, segundo o modelo ECMWF.

Com o deslocamento dessa frente fria a partir de domingo, a chuva chegará também aos estados do sul das regiões Sudeste e Centro-Oeste! Essa frente fria manterá o tempo chuvoso e nublado em partes dessas regiões entre segunda (12) e terça (13), além de diminuir as temperaturas à medida que se afasta do continente em direção ao oceano.

Porém, não para por aí! Apesar da frente fria se afastar a partir da próxima terça (13), as instabilidades se manterão sobre o Sudeste, norte do Sul e Centro-Oeste. Isso porque entre terça e quarta (14) um intenso cavado em médios níveis da atmosfera, vindo de oeste, reforçará as instabilidades e contribuirá para a formação de um ciclone bem próximo a costa das regiões Sul e Sudeste entre quarta e quinta-feira (15), o que aumentará ainda mais as chuvas e nebulosidade nessas regiões!

Modelo ECMWF prevê a formação de um ciclone extratropical próximo à costa das regiões Sul e Sudeste do Brasil entre quarta e quinta-feira da semana que vem.

Devido a esse poderoso combinado de frente fria seguida da formação de um ciclone na costa, as últimas atualizações do modelo ECMWF aumentaram as chances de altos acumulados de chuva nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste para a próxima semana. Colocando valores de anomalias positivas de chuva na ordem de 30 mm para a semana do dia 12 a 19 de junho entre os estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, pegando também o litoral de Santa Catarina.

Atenção redobrada no litoral do Sul e Sudeste!

Com a atuação da frente fria e a posterior formação do ciclone extratropical sobre a costa das regiões Sul e Sudeste, os maiores volumes de chuvas deverão ocorrer no litoral, principalmente no litoral do Paraná e São Paulo!

O modelo ECMWF prevê acumulados da ordem de 50 a 60 mm entre os dias 12 e 16 de junho em cidades litorânea de São Paulo, como Peruíbe, Santos e São Sebastião e também do Paraná, como Paranaguá e Guaratuba, onde os acumulados poderão passar de 100 mm!

Diversas cidades do litoral de São Paulo e Paraná poderão ter dias consecutivos de chuvas volumosas na próxima semana, que poderão gerar inundações e deslizamentos de terra!

Além das chuvas volumosas, o processo de formação do ciclone próximo a costa poderá provocar ventos intensos perpendiculares à costa que poderão provocar condições marítimas perigosas e ressaca nas cidades costeiras. Portanto: atenção redobrada!

Prepare-se para muito frio e possível neve!

Além das chuvas volumosas e ventos intensos, que poderão causar muitos transtornos, a passagem da frente fria e a formação do ciclone, e sua outra frente fria associada, favorecerão a entrada de uma poderosa massa de ar frio pelo sul do continente. Essa massa de ar polar promete derrubar as temperaturas que poderão ser as menores do ano em muitas regiões!

Vale destacar também que parte da precipitação que ocorrerá na semana que vem na região Sul do Brasil poderá ocorrer em forma de neve ou chuva congelada, devido a chegada dessa massa de ar polar!