Massa de ar seco ganha força e temperaturas se elevam no Sul

O padrão de mais umidade no Norte e de tempo seco no Sul irá se manter nos próximos dias. Quando há previsão de mudança?

A massa de ar seco ajuda a inibir a formação de nuvens em boa parte da Região Sul.

A massa de ar seco que vem atuando sobre o Centro-Sul do país ganha força e se mantém até pelo menos a quarta-feira (11), provocando aumento das temperaturas. Já para as áreas da metade norte, as instabilidades continuam se formando por conta da atuação da ZCIT e de uma condição mais instável em níveis mais elevados da atmosfera, que contribuem para as chuvas no CO e SE.

Previsão do tempo

Nesta terça-feira (10), a massa de ar seco sobre a Região Sul e o estado de SP e do MS, impede ao avanço de uma frente fria que passa ao sul do Uruguai. O resultado disso é o predomínio de tempo firme, com pouca formação de nuvens e de aumento das temperaturas, principalmente nos estados de SC e do RS, onde a sensação será de bastante calor e máximas de 30°C em Porto Alegre e de 27°C em Florianópolis. Nas áreas centrais do estado gaúcho e do oeste catarinense as temperaturas podem atingir os 32°C.

No restante do país a previsão é de bastante chuva. No Centro-Oeste, o tempo continua instável com bastante nebulosidade ao longo do dia e chuva de forte a moderada intensidade a partir da tarde. As áreas da metade norte do MT e de GO recebem os maiores volumes. O mesmo se observa em MG e no ES, porém nesses estados, a nebulosidade é mais densa e a chuva ocorre ao longo do dia. Alerta de chuva volumosa para o ES.

Previsão do acumulado de chuva de segunda-feira (9) até a quarta-feira (11), segundo o modelo ECMWF.

Já no Norte e Nordeste é onde são esperados os maiores volumes. A atuação da ZCIT no litoral norte do país contribui para o tempo instável e chuva a qualquer hora do dia, que se desloca da costa em direção ao interior, provocando chuva forte nas áreas próximas de Teresina e Juazeiro do Norte. Na costa leste de Nordeste, os ventos que sopram do oceano deixam o tempo nublado e chuvoso de Porto Seguro a Salvador e, de Recife a Natal.

Na quarta-feira (11), não há grandes mudanças na previsão. O destaque fica para o aumento das chuvas no litoral leste do Nordeste, com previsão de chuva em toda a costa e maiores volumes no sul da BA e nos estados de PE, PB e RN. No Centro-Sul, o que chama atenção é o aumento das temperaturas e da sensação de abafamento, que será mais evidente em todo o RS e no oeste dos estados do PR e de SC.

Quando há previsão de mudança?

Nesta próxima quinta-feira (12) uma frente fria, finalmente, consegue avançar em direção ao RS, porém o sistema passa de forma rápida e não consegue provocar chuvas volumosas e abrangentes pelo estado. No entanto, a sensação de calor diminui bastante a partir do fim do dia, trazendo uma sexta-feira (13) mais agradável.

Essa condição não representa de fato uma mudança no padrão. O sistema frontal não consegue avançar para o restante do país, mas contribui para a formação de outra Zona de Convergência, a partir do fim de semana, sobre o Sudeste e o Centro-Oeste. Previsão de mudança, somente mais para o fim do mês, quando os modelos climáticos mostram chuvas mais concentradas nos estados do RJ, SP, PR e MS.