Frio aumenta nessa semana

Nos próximos dias um ciclone se forma próximo a costa da Região Sul, trazendo mais uma frente fria e uma massa de ar polar mais intensa que aumenta a sensação de frio, chegando a todas as Regiões.

Massa de ar polar aumenta a sensação de frio em boa parte do país nos próximos dias.

Nesta segunda-feira (04) uma massa de ar polar mantém as temperaturas baixas no Centro-Sul e na faixa leste que vai até o sul da BA, devido aos ventos que sopram de sul e transportam o ar mais frio da Região Sul até as localidades mais ao norte. As máximas não devem passar dos 19°C em Porto Alegre e São Paulo, dos 20°C em Florianópolis, dos 14°C em Curitiba, dos 25°C em Campo Grande, dos 23°C no Rio de Janeiro e dos 24°C em Vitória.

Previsão de chuva fraca a moderada já pela manhã entre o sul do MS e o norte do RS, sendo que na parte da tarde, há um aumento da abrangência e da intensidade da chuva, principalmente no sul do PR, meio oeste de SC e norte do RS. Em SP, o tempo segue nublado com chuva fraca ao longo do dia em toda a faixa leste e, mais isolada, a partir da tarde nas demais áreas do estado, atingindo também o sul de MG e o Triângulo Mineiro. Na BA, entre o sul do estado e a capital Salvador, o tempo fica nublado com chuva ao longo do dia, intercalando com breves períodos de melhoria.

Previsão do acumulado de chuva entre o dias de hoje (04) até a noite de quarta-feira (06), segundo o modelo ECMWF.

Na terça-feira (05) um ciclone se forma pela manhã próximo a costa do RS, provocando chuva forte e trovoadas em toda a faixa leste do RS e, intensificando as chuvas em todo o estado de SC, sul e leste do PR, deixando em alerta essas localidades. Previsão de aumento das chuvas também para os estados de SP, do RJ e sul de MG, onde o tempo segue nublado e a chuva aumenta de intensidade ao longo do dia.

No decorrer da quarta-feira (06), o tempo segue nublado e frio, com previsão de chuva a partir do fim da manhã, no norte e leste de SP, metade sul de MG, no RJ e sul do ES. No Sul a nebulosidade continua, mas sem ocorrência de chuva, somente previsão de chuva fraca e isolada no norte do PR.

Tendência do frio para o restante da semana

Nos demais dias da semana a massa de ar polar tende a ficar atuante sobre o Brasil, atingindo regiões mais ao norte como o noroeste do MT e os estados de RO e do AC. Na próxima quinta-feira (07), podem ser registrados novos recordes de temperatura mínima na Região Sul, principalmente nas áreas mais elevadas.

Temperaturas mínimas previstas para o sábado (9), que pode ser o dia mais frio do ano até o moemnto.

Mas é no sábado que a massa de ar polar ganha força diminuindo mais ainda as temperaturas e, provavelmente, batendo as mínimas registradas no meio da semana. O frio intenso atinge todos os estado do Sudeste, o estado de GO e o sul dos estados de TO e da BA.