Frente fria traz risco de tempestades severas para o Sudeste e Centro-Oeste neste fim de semana!

O tão esperado fim da onda de calor chegou! A chegada de uma frente fria no Sudeste e Centro-Oeste deve mudar o tempo drasticamente, então atenção para o risco de tempestades nestas regiões! Região Sul continua em alerta para acumulados de até 180 mm.

A semana terminou com altos acumulados sendo registrados na Região Sul do país, principalmente no Norte do Rio Grande do Sul e na porção Oeste de Santa Catarina. Como havíamos noticiado aqui na Meteored, foram observados acumulados que ultrapassaram os 100 mm de chuva entre a quinta-feira (17) e sexta-feira (18).

Maiores acumulados de chuva nas últimas 24h, até as 9h desta sexta-feira (17).

  • Ituporanga (SC): 146,8 mm
  • Campos Novos (SC): 105,2 mm
  • Curitibanos (SC): 103,6 mm
  • Lages (SC): 100,8 mm
  • Erechim (RS): 90,4 mm

A chuva praticamente não deu trégua no Sul nesta semana! No município de Concórdia (SC), Oeste catarinense, um deslizamento provocou a destruição de várias casas na manhã desta quinta-feira (17).

E na cidade de Zortéa, na divisa entre o RS e SC, moradores registram a queda de granizo na noite desta última quinta-feira (16). Em Vidal Ramos, forte enxurrada fez com que veículos fossem arrastados por um rio na noite de quinta-feira.

Outros municípios do Sul também sofreram com queda de barreiras, transbordamentos de rios, alagamentos, quedas de árvores e destelhamentos. Porém, a região segue em alerta durante o final de semana com probabilidade de tempestade com alto acumulado de chuva.

Região Sul em alerta para tempestades no final de semana

Para o final de semana, o Sul do país continua sob alerta de tempestade, vigente pelo INMET com grau de severidade de grande perigo, válido até o final da manhã de sábado (18), excepcionalmente, a porção Norte do RS e Sul/Oeste de SC.

Os acumulados de precipitação podem ultrapassar os 180 mm até a noite de sábado, que poderão ser acompanhados de queda de granizo e rajadas de vento de até 77 km/h entre a divisa de SC e RS.

Na porção Norte do RS, o tempo tende a permanecer instável, com chances de temporais entre a madrugada e manhã do sábado (18), e ao longo da tarde o tempo varia de moderada a fraca. Já nos estados vizinho, Santa Catarina e Paraná, os grandes acumulados podem ocorrer no final da manhã e início da tarde do sábado, e à noite, a tendência é de céu nublado com períodos de chuva fraca.

alerta de chuvas volumosas e tempo severo
Acumulado de precipitação até o domingo (19), segundo o modelo ECMWF. Alerta de elevado volume que pode passar dos 200 mm.

Mas no domingo, a chuva dá uma trégua no em boa parte da região Sul! Para o RS, são esperados períodos nublados ao longo dia, e temperatura mínima em torno de 15°C na capital Porto Alegre. O mesmo padrão é válido para SC, exceto a porção Norte do estado, que possui previsão de chuva intensa entre o final da manhã e início da tarde do domingo (19). E no Paraná? O domingo do paranaense tende a ser de chuva de moderada à forte intensidade, excepcionalmente no centro-norte do estado.

Frente fria no Sudeste e Centro-Oeste traz risco de tempo severo!

As regiões Sudeste e Centro-Oeste do país ainda seguem com previsão de altas temperaturas neste sábado (18), em decorrência da onda de calor que colocou 14 estados em alerta de grande perigo. Mas o tempo deve mudar drasticamente entre a noite de sábado e o domingo (19) com a chegada de uma frente fria, juntamente com o calor e o aumento da umidade disponível na atmosfera, que favorece a formação de temporais nas regiões.

O avanço de uma frente fria sobre o Sudeste e Centro-Oeste no final de semana favorece a formação de temporais com queda de granizo e rajadas de vento de até 80 km/h.

No domingo (19), os temporais tendem a se espalhar pela porção central do Brasil devido ao aumento na convergência de umidade sobre o continente, e ao calor disponível que mantém a atmosfera instável. Para o estado de SP, os temporais podem cair com maior intensidade entre o final da manhã do domingo e no período da tarde. A Defesa Civil de São Paulo alerta para a ocorrência de temporais seguidos de raios, queda de granizo e rajadas de vento.

E no RJ, as chuvas devem se intensificar entre a noite de domingo e madrugada de segunda-feira (20), variando entre moderada e forte intensidade no estado. O mesmo é válido para porção do Centro-Oeste do país, e até o início da próxima semana, a passagem dessa frente fria deverá amenizar o calor.

A chegada dessa frente fria será um alívio para o calor que se instaurou nesta última semana, mas vale reforçar o alerta para ocorrência de tempestades com grandes acumulados de chuva acompanhados de queda de granizo e rajadas de vento de 80 km/h entre estas regiões. Então fique ligado na previsão do tempo.com e conheça o risco da sua região para tempestades!