Tempestades causam estragos no Sul e granizo é registrado no Sudeste. Risco de tempo severo continua nessas regiões!

Como havíamos previsto, tempestades voltam a causar estragos e morte no Sul! Enquanto isso, após registrar sensação térmica de 58°C, cidade do Sudeste registrou granizo. O avanço de uma frente fria mantém o risco de tempo severo.

Chuva forte no Sul e Sudeste
Após dia de calor intenso, chuva de granizo foi registrada no Sudeste! Enquanto na porção Sul do país, a passagem de um temporal causou alagamentos e destelhamentos. Foto: Divulgação.

Como havíamos previsto aqui na Meteored Brasil, o alto acumulado de chuva ocorrido entre a quarta e a quinta-feira, causou alagamentos, quedas de árvore e de energia, além de destelhamento em várias cidades da região Sul e Sudeste.

Além disso, após um dia de recorde de calor com sensação térmica de 58°C, o Rio de Janeiro registrou chuva de granizo entre a terça-feira (14) e a quarta-feira (15), além de registrar quedas de árvores e alagamentos em vários pontos da cidade. Em São Paulo também houve registro de chuva de granizo na noite da quarta-feira (15).

Após as altas temperaturas, a chuva de granizo acompanhada por uma ventania caiu na noite de terça-feira (14) no RJ. De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, a cidade entrou em estágio de mobilização na noite de terça-feira por causa dos registros de chuvas de forte intensidade.

Várias cidades do Brasil registram temperatura acima de 40°C nesta última quarta-feira (15). Segundo INMET, Brasília, Goiânia, São Paulo e Vitória devem bater o recorde de calor no ano, com máximas que devem variar de 36°C a 42°C.

Enquanto uma parte do país está se acabando de calor, a outra porção do Brasil está sofrendo com os altos acumulados de precipitação, causando desmoronamento, inundação e até mortes.

A chuva não deu trégua no Sul do Brasil

As fortes chuvas que atingiram o Noroeste do Rio Grande do Sul, na noite da última quarta-feira (15), deixou um rastro de destruição na cidade de Giruá, que fica a 470 km de Porto Alegre. A tempestade foi tão forte que o centro esportivo do município desabou!

A queda da estrutura do ginásio resultou na morte de uma mulher de 26 anos, que foi atingida por uma peça de alvenaria.

No momento do desabamento haviam dezenas de pessoas, que ocupavam as quadras de areia e de futebol. Cerca de 57 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas a um hospital local da cidade. O temporal trouxe fortes rajadas de vento e granizo.

E também teve chuva de granizo no município de Bento Gonçalves na manhã da quarta-feira (15), moradores registraram a situação e divulgaram nas redes sociais. A Defensoria Pública Regional de Bento Gonçalves sofreu severos danos devido ao temporal ocorrido, comprometendo o forro do prédio e por isso o atendimento foi suspenso nesta quinta-feira (16).

No município de Concórdia, no Oeste de Santa Catarina, foram registrados diversos alagamentos na madrugada desta quinta-feira (16) em decorrência das chuvas intensas que atingiram a região e provocaram o transbordamento do Rio dos Queimados e Afluentes.

São muitos eventos extremos acontecendo ao mesmo tempo, ondas de calor, chuva de granizo, tempestade e ventania. Qual a expectativa para os próximos dias? Fim da onda de calor? A chuva vai dar trégua na região Sul? Mais chuvas de granizo no Sudeste?

Região Sul permanece em alerta com acumulados de quase 300 mm!

Entre a quinta-feira (16) e a sexta-feira (17), um sistema de baixa pressão no Paraguai e o avanço de uma frente fria canalizam o intenso fluxo de calor e umidade da região amazônica para áreas do norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Estas instabilidades trazem condições para tempestades com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo, principalmente na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

No sábado (18), a condição de chuva persistente e volumosa permanece no norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, mas os temporais podem ocorrer em todo o estado, com possibilidade de quedas de árvores, alagamentos e ventania.

A Região Sul continua com risco de tempestades severas, principalmente Santa Catarina, sul do Paraná e porção norte do Rio Grande do Sul, com possibilidade de passar dos 200 mm até a noite de sábado! Elevado potencial de alagamentos e inundações.

Entre o domingo (19) e a segunda-feira (20), o avanço da frente fria sobre o Sul favorece o tempo firme na região, e as temperaturas mínimas podem variar entre 8 e 14°C nas regiões serranas.

Chegada de uma frente fria no Sudeste e Centro-Oeste! Vai aliviar o calor?

O INMET continua com um alerta vigente para risco à saúde devido à onda de calor, pois as temperaturas máximas ainda permanecerão acima da média. Na região Sudeste e Centro-Oeste do país, o modelo de confiança da Meteored, o ECMWF, indica que o tempo deve permanecer quente até o sábado (18), com temperaturas acima de 40°C.

onda de calor
Temperaturas máximas prevista para o sábado, 18 de novembro, segundo o modelo EMCWF.

Entre o sábado (18) e o domingo (19), a junção do calor com umidade proveniente da Amazônia e a passagem de uma frente fria, vão favorecer condições para pancadas de chuva e de tempestades no Sudeste e Centro-Oeste.

Até a terça-feira (21), os acumulados de chuva podem atingir os 100 mm na região Sudeste e Centro-Oeste, que poderão ser acompanhadas de ventos fortes e queda de granizo.

Juntamente com a frente fria, vem também uma massa de ar frio, que será o alivio para as altas temperaturas na maior parte do Sudeste e Centro-Oeste! Então, atenção para queda brusca de temperatura. Em São Paulo, a temperatura mínima pode chegar aos 16°C na segunda-feira (20) e 20°C em Belo Horizonte.