Frente fria se afasta, mas chuvas persistem no fim de semana

A frente fria segue em direção ao Nordeste de forma costeira, mas o tempo continua instável no centro-sul do país, ainda com possibilidade de chuva no final de semana. Capitais do Sul e Sudeste ainda vão registrar chuva.

chuva
Céu nublado e chuva ainda devem chamar a atenção nos próximos dias em áreas do centro-sul do país.

Semana termina com tempo instável e ainda com possibilidade de chuva em áreas do centro-sul do Brasil. Aliás,os últimos dias foram marcados por muita chuva sob influência de uma frente fria que passou pelo Sul, Sudeste e Centro-Oeste provocando chuva forte e volumosa.

O sistema frontal continua avançando, agora de forma costeira e deve provocar chuva no litoral da Bahia, porém, ainda assim existe chance de chuva nos próximos dias em áreas do centro-sul brasileiro, veja onde e quando deve chover aqui.

Setembro termina com chuva

Neste último dia de setembro, pancadas de chuva podem ser registradas na região Sul sob efeito de instabilidades em altos níveis da atmosfera. Serão pancadas rápidas e mal distribuídas, mas que podem ocorrer acompanhadas por descargas elétricas.

A chuva deve acontecer especialmente em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Volumes de até 45 milímetros podem ser registrados. No Paraná também pode chover, mas sem grandes acumulados.

chuva
Semana termina com chuva e risco de raios em áreas do centro-sul do país.

No Sudeste, o tempo segue instável, com muita presença de nebulosidade e possibilidade de chuva nesta sexta-feira (30) em áreas do estado de São Paulo, Rio de Janeiro e boa parte de Minas Gerais. A chuva não deve ser muito expressiva, mas trovoadas podem ser registradas especialmente em pontos do norte paulista, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Como fica o tempo neste sábado

O mês de outubro começa neste sábado e a chuva ainda não deve dar trégua em áreas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mas já começa a perder intensidade e principalmente abrangência. O dia deve amanhecer com chuva na faixa leste desde o Rio Grande do Sul até São Paulo.

Inclusive, pancadas de chuva podem ser registradas nas capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e São Paulo. Até o final do dia, pancadas de chuva chegam a Belo Horizonte e Rio de Janeiro. De modo geral, não são esperados grandes volumes, mas a atenção deve ser redobrada com possíveis transtornos entre a Grande São Paulo e a Baixada Santista, além da região serrana fluminense.

Falando do Centro-Oeste, a chuva será bem isolada neste sábado (01), com possibilidade de acontecer no leste de Mato Grosso do Sul e sul de Goiás. Na maior parte da região, o tempo firme vai predominar com sol entre poucas nuvens e muito calor, especialmente em Mato Grosso, com temperatura máxima prevista de 34°C em Cuiabá.

Primeiro domingo de outubro

Diferente dos últimos dias, o domingo vai amanhecer sem chuva em praticamente todo o centro-sul do país sob efeito de uma massa de ar seco. Apesar do retorno do tempo firme, o dia deve começar bem cinzento com formação de neblina desde o sul gaúcho até a capital mineira.

nevoeiro
Formação de neblina reduz a visibilidade horizonta de motoristas em estradas. Fenômeno deve ocorrer neste domingo (02).

Com a formação de neblina, vale ressaltar que o fenômeno causa a redução da visibilidade horizontal, o que é sempre uma grande preocupação nas estradas, especialmente por se tratar de um domingo em que muitas famílias pegam a estrada para passeios e viagens.

Estradas importantes podem registrar o fenômeno como na Região Metropolitana de Porto Alegre, de Curitiba, de Florianópolis, de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte.

Até o final do dia, a chuva tende a retornar em áreas principalmente de Minas Gerais, Rio de Janeiro e pontos isolados entre Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e até mesmo no Distrito Federal.