Fim de semana com bloqueio atmosférico ativo! O que esperar?
Um bloqueio atmosférico se estabeleceu e determinará as condições do tempo para o fim de semana que promete ser bastante proveitoso em boa parte do Brasil. Confira os detalhes da previsão do tempo.

O padrão de bloqueio atmosférico previsto para esta semana de fato se confirmou e irá influenciar o próximo fim de semana, principalmente no Sul e no Sudeste, com uma condição que a muito não se via em sua totalidade nos estados dessas regiões: predomínio de tempo firme, ensolarado e quente.
Já no restante do Brasil, o tempo instável e com potencial de muita chuva continua, principalmente no norte do Centro-Oeste, na Região Norte e na porção norte do Nordeste. Esse padrão mais chuvoso deve se manter ao longo da segunda quinzena de março, como já publicamos aqui na Meteored Brasil. Para este fim de semana também trazemos detalhes com a meteorologista do Rio Grande do Norte, Karen Teixeira, para o Nordeste.
Fim de semana proveitoso nas regiões Sul e Sudeste
Como já foi comentado, um bloqueio atmosférico se estabeleceu neste semana, sendo caracterizado pelo deslocamento da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) mais para o sul e próximo do Brasil. Esse padrão dificulta o avanço de frentes frias pelo centro-sul do país e também a formação de cavados, regiões mais instáveis, de se formar. No entanto, os ventos de leste podem contribuir para o transporte de umidade para as regiões mais costeiras. Será que vai dar praia?!
No sábado (18), as regiões da faixa leste desde o norte de Santa Catarina até o Espírito Santo ficam com o tempo mais nublado pela manhã, mas nada impede o sol de aparecer no período da manhã. No restante do dia, a nebulosidade diminui. Em resumo, será um dia bastante proveitoso, com ligeira sensação de calor.
No restante das regiões Sul e Sudeste, o tempo firme predomina por boa parte do dia. Entre o meio da tarde e o início da noite, há a possibilidade de pancadas isoladas, sem potencial tempestivo, no noroeste de São Paulo e na região do Triângulo Mineiro.
Já no sul do Rio Grande do Sul, em virtude de uma frente fria que não consegue avançar, há alerta de tempestades e chuvas intensas no sul do estado pela manhã e, a partir da tarde, na região da Campanha e no Sul. No período da noite, as tempestades podem ocorrer também em parte da região Central e no Oeste de forma mais isolada.
️ Massa de ar quente se mantém na Região Sul e avança em direção ao Sudeste contribuindo para o aumento das temperaturas a partir deste fim de semana.
— Meteored | Tempo.com (@MeteoredBR) March 17, 2023
️ Confira mais mapas de previsão: https://t.co/qcoBdYuFMS pic.twitter.com/qU5310FgsY
No domingo (19), o mesmo padrão se observa, mas com pouca nebulosidade em toda a Região Sul pela manhã e nebulosidade mais densa na faixa leste de São Paulo, no norte do Rio de Janeiro e no Espírito Santo.
O tempo firme predomina durante praticamente todo o dia em praticamente todas as regiões do Sul e do Sudeste. Mais para o fim da tarde e início da noite, há potencial para pancadas isoladas no oeste e noroeste de São Paulo, no Triângulo Mineiro e, novamente, no sul do Rio Grande do Sul, mas agora devido à influência de baixa pressão no Uruguai.

Nas regiões Centro-Oeste e Norte, as chuvas ocorrem ao longo do dia, com risco de chuvas intensas e de tempestades a partir da tarde e com potencial para transtornos como alagamentos, inundações e deslizamentos de terra. Os acumulados podem passar dos 100 mm até o domingo (19) no Mato Grosso, Pará e no Tocantins.