Segunda quinzena com bloqueio atmosférico e aumento do calor

Um bloqueio atmosférico se estabelece nos próximos dias e deve perdurar por pelo menos 10 dias. Como impacto, as temperaturas aumentam em toda a Região Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste.

calor e redução das chuvas bloqueio atmosférico
Um bloqueio atmosférico se forma e deve atuar até o fim de março. Calor e redução das chuvas atingem as regiões Sul e Sudeste.

Uma mudança em relação ao padrão climático de março ocorrerá nos próximos dias em virtude do estabelecimento de um bloqueio atmosférico que irá afetar mais as regiões Sul e Sudeste, com a manutenção do calor e espalhamento do ar quente para outras áreas, além da redução das chuvas nessas regiões.

Por outro lado, a precipitação continua intensa e volumosa no Norte, Nordeste e em parte do Centro-Oeste, mantendo o potencial para transtornos como alagamentos e inundações.

Mas o que está proporcionando este padrão incomum?

Primeiramente, o padrão de bloqueio corresponde à configuração de dipolo nos níveis mais elevados da atmosfera, se tratando de um movimento ciclônico (baixa pressão) entre a porção centro-leste do Brasil e Oceano Atlântico e uma circulação anticiclônica (alta pressão) mais ao sul. Essa configuração força a Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) a se deslocar mais para o sul e próxima do continentes, impedindo o avanço de frentes frias e a formação de cavados sobre as regiões Sul e Sudeste.

Essa condição é estimulada pelos dois fatores climáticos mais influentes no curto e médio prazo: as oscilações Antártica (AAO) e de Madden-Julian (MJO). A AAO após uma forte tendência negativa que proporcionou o aumento das chuvas na Região Sul, nos próximos dias passa a uma tendência positiva caminhando para a neutralidade, o que acarreta em sistemas de chuvas menos frequentes no centro-sul.

madden-julian
Previsão (dir.) e efeito médio observado (esq.) da Oscilação de Madden-Julian.

Por outro lado, a MJO está extremamente ativa, com uma intensidade na fase 8 não registrada no mês de março desde 2015, e com previsão de se manter ativa nas fases 1 e 2. Essas fases são as que mais favorecem as chuvas sobre o centro-norte do Brasil, principalmente sobre as regiões Norte e Nordeste.

Assim, com uma AAO desfavorável ao centro-sul e uma MJO muito favorável ao Norte e Nordeste, há uma probabilidade na formação de bloqueios atmosféricos.

ECMWF prevê bloqueio atmosférico até o fim de março

A última atualização do modelo ECMWF ilustra bem o padrão climático da segunda quinzena de março através das anomalias de precipitação e de temperatura.

As anomalias de precipitação do período de 13 a 20 mostram um padrão mais seco sobre o Sudeste e boa parte da Região Sul. Além disso, há destaque para as anomalias positivas no restante do Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

Em virtude deste período mais seco e da persistências dos ventos de quadrante norte, as anomalias de temperaturas continuam bastante positivas em parte de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, com sinais de aquecimento em Minas Gerais.

bloqueio atmosférico
Anomalia de precipitação e de temperatura para a segunda quinzena de março, segundo o modelo ECMWF.

A bloqueio atmosférico persiste na última semana de março, com chuvas irregulares no centro-sul do Brasil, o que está representado pelas anomalias negativas no Sul e no Sudeste. Já no Norte e no Nordeste, muita chuva ainda está prevista.

Em relação às temperaturas, a massa de ar quente que vem atuando com forte intensidade no Rio Grande de do Sul se espalha em direção do Mato Grosso do Sul e a porção central de Minas Gerais.