Sem trégua! Nordeste com risco de mais chuva e acumulados de mais 100 mm!

Mais um final de semana com previsão de chuvas de moderada a forte intensidade na região Nordeste. Será que vai chover na sua cidade? Confira abaixo a previsão do tempo!

alerta chuvas Nordeste
A ZCIT continua favorecendo a formação de chuvas intensas em grande parte do nordeste, com probabilidade de tempestades e trovoadas.

A terceira semana do mês de março se encerrou com elevados acumulados de precipitação na região nordeste. Estes eventos, em sua maioria, estão relacionados com a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que durante esta época do ano fica mais descolada ao sul da região equatorial.

Na última quarta-feira (15), o município de Oeiras, no sul do Piauí, pode ter marcado o recorde de maior chuva já registrada no estado, com 102,4 mm em um dia.

No estado vizinho, Maranhão, as chuvas intensas da última segunda (13) causaram alagamentos e deixaram comunidades ribeirinhas isoladas. Em Pinheiro, o nível do rio Pericumã ficou acima do normal e a zona rural da cidade foi a mais afetada pelas chuvas.

Como será que fica o tempo no final de semana? Vai ser de praia ou pipoca e filminho em casa? Confira abaixo a previsão do tempo!

Previsão do tempo para o sábado

Para o sábado (18), a previsão de chuvas significativas continuam entre os estados do Maranhão e Rio Grande do Norte, com possibilidade de tempestades e trovoadas. No interior do Ceará, as chuvas fortes podem ocorrer no período da tarde e/ou inicio da noite, e na capital Fortaleza, pode ocorrer a qualquer hora do dia.

No Piauí, a previsão é de chuvas variando entre fraca e forte intensidade a qualquer hora do dia, principalmente na porção norte do estado. As temperaturas máximas ficam em torno dos 29°C. Na capital do Maranhão, a chuva fraca pode persistir durante todo o sábado, com temperaturas em torno dos 26°C.

Além disso, grande parte do Rio Grande do Norte possui previsão de chuvas de fraca a forte intensidade.

Entre os estados da Paraíba e Pernambuco, o tempo tende a ficar instável no sábado, principalmente no interior dos estados, com probabilidade de chuvas de moderada a forte intensidade. No litoral a previsão é de períodos nublados com probabilidade de chuva fraca a qualquer hora do dia.

Para os alagoanos, não há previsão de grandes acumulados e precipitação no domingo, e na capital Maceió, o tempo tende a ficar firme com períodos nublados ao longo do dia. A temperatura máxima pode chegar aos 30°C. No Sergipe e na Bahia não há previsão de grandes acumulados, exceto na porção norte da Bahia, que o tempo tende a ficar instável com possibilidade de chuvas intensas.

Previsão do tempo para o domingo

A previsão de chuvas fortes para o estado do Piauí continua, podendo ocorrer a qualquer hora do dia. Em Teresina, o tempo tende a ficar nublado com possibilidade de chuva fraca em boa parte do domingo (18). O mesmo padrão é esperado no estado do Ceará, tempo nublado com chances de chuva fraca ao longo do domingo.

Os acumulados de precipitação passam dos 100 mm até o fim de semana na porção norte do Nordeste, com potencial para transtornos.

No Maranhão, espera-se chuvas de até forte intensidade na porção sudoeste do estado, e na capital São Luís, há previsão de chuva fraca a qualquer hora do dia. As temperaturas ficam em torno dos 28°C na capital. No Rio Grande do Norte, a previsão de chuvas fortes se concentra no interior do estado, podendo ocorrer no final da tarde e/ou início da noite.

A previsão de chuvas fortes no estado da Paraíba continua no domingo, mas as temperaturas máximas podem chegar aos 30°C. Em João Pessoa, a chuva pode vir acompanhada de trovoadas no período da tarde e/ou início da noite. Na maior parte do interior de Pernambuco, há possibilidade de precipitação de moderada a forte intensidade. Na capital Recife, o tempo tende a ficar nublado com possibilidade de chuva fraca a noite.

acumulado de precipitação
Acumulados de precipitação até o domingo, 19 de março, segundo o modelo ECMWF.

No interior de Alagoas, a previsão é de chuvas de moderada a forte intensidade, mas no litoral o tempo tende a ficar firme, sem grandes acumulados. Para os estados da Bahia e Sergipe, a previsão é de tempo instável com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia.