Depois do Iba como fica o tempo em todo o Brasil?

Nos próximos dias as chuvas mais volumosas ainda se concentram no Centro-Norte. Os maiores volumes são esperados para o litoral norte do país. No leste das regiões Sul e Sudeste, passa a chover e a as temperaturas diminuem.

Saiba como fica o tempo depois do Iba. Depois da tempestade vem a calmaria?

A tempestade tropical Iba já está perdendo força e se encontra mais afastada no oceano. Nos próximos dias a sua influência será cada vez menor, dando espaço para outros fatores passarem a determinar as condições de tempo em todo o país. No Centro-Sul, uma massa de ar frio continua a atuar, porém o seu deslocamento para leste contribui para a mudança nas regiões Sul e Sudeste. Já ao norte do país a Zona de Convergência Intertropical passa a ser mais influente. Em vista disso, apresentamos mais detalhes para a previsão.

Previsão do tempo

Nesta quarta-feira (27) devido ao deslocamento de uma área de alta pressão (massa de ar seco) para o oceano, toda a faixa leste da Região Sul o tempo fica nublado com ocorrência de chuva fraca. Previsão de chuva mais intensa na parte da tarde para as áreas mais ao norte de Santa Catarina e no Paraná. Há chance de pancadas isoladas ocorrerem no centro-norte paranaense.

No Sudeste, tempo nublado na metade norte de Minas Gerais, no Espírito Santo e no leste de São Paulo na faixa que vai do sul do estado até a região metropolitana de São Paulo. Previsão de chuva fraca e sensação de frio no sul paulista. Pancadas de chuva isoladas, que podem ocorrer com moderada intensidade, são previstas para o estado de São Paulo, norte e oeste de Minas Gerais. No Centro-Oeste, a previsão é de pancadas isoladas na parte da tarde em todo o Mato Grosso, Goiás e norte do Mato Grosso do Sul, com risco para temporais no norte goiano.

No Norte e no Nordeste, previsão de chuva para praticamente todas as áreas, com tempo firme somente no extremo norte da Região Norte. Previsão de chuvas mais volumosas no litoral norte e leste do Nordeste entre o fim da manhã e o início da tarde. A partir do meio da tarde as chuvas mais intensas passam a ocorrer mais no interior do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

Na quinta-feira (28) bastante nebulosidade no centro-sul e leste do Rio Grande do Sul, com previsão de chuva fraca pela manhã na porção mais central do estado e moderada na serra e litoral norte. Em Santa Catarina e no Paraná, tempo nublado com chuva fraca pela manhã e mais intensa na parte da tarde no leste desses estados.

No Centro-Oeste a previsão é de chuva fraca pela manhã no norte do Mato Grosso e de Goiás. Na parte da tarde, pancadas isoladas de moderada intensidade ocorrem em praticamente toda a Região, com tempo firme somente na metade sul do Mato Grosso do Sul.

Já no Sudeste, tempo nublado e chuva de fraca a moderada intensidade pela manhã em toda a faixa leste do estado de São Paulo e no Rio de Janeiro. Redução das chuvas entre o fim da manhã e o início da tarde. A partir do meio da tarde volta a chover com força e há risco para transtorno como alagamentos. No Nordeste e Norte do país o tempo fica mais firme no leste nordestino e passa a chover com maior intensidade ao longo do dia em todo o litoral norte.

Tendência para a sexta-feira e o fim de semana

Na sexta-feira (29) as chuvas diminuem de intensidade no leste das regiões Sul e Sudeste, mas ainda ocorrem ainda pela manhã nas áreas mais próximas do litoral e se estendem até o sul do Espírito Santo. Na porção mais central do país as chuvas ficam mais restritas e ocorrem de forma mais isolada em Goiás, norte do Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso. Já restante do país, as chuvas se mantêm na faixa norte do país.

O fim de semana será marcado pela mudança do tempo na Região Sul. Um sistema de baixa pressão na Argentina provoca o aumento da nebulosidade em todo o Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. Há previsão de pancadas de chuva isoladas de moderada intensidade no estado gaúcho, em Santa Catarina e no sul do Paraná.