Frente fria e ZCAS deixam metade do Brasil sob alerta de chuvas intensas e elevado acumulado nesta terça, 20

A segunda ZCAS de 2026 ocorre nesta semana. Nesta terça-feira há previsão de chuvas intensas e de elevado acumulado em grande parte do Brasil o que deixa diversos estados sob alerta.
O final de semana foi marcado por registros de chuvas espalhadas pelo Brasil, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, onde uma frente fria segue avançando nesta segunda-feira (19). O sistema já provocou diversos transtornos, como alagamentos e transbordamentos de córregos e rios.
Ao longo desta semana, o segundo evento da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) será consolidado, mantendo diversos estados brasileiros em alerta. A partir de terça-feira (20), os modelos indicam risco elevado de chuvas intensas e grandes acumulados de precipitação. Confira a lista dos estados sob alerta:
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Minas Gerais
- Espírito Santo
- Bahia
- Piauí
- Maranhão
- Goiás
- Mato Grosso
- Tocantins
- Pará
- Amazonas
A seguir, acompanhe a previsão do tempo com mais informações para esta terça-feira (20).
Chuvas intensas e riscos de tempestades deixam o Brasil em alerta
A terça-feira (20) será marcada por chuvas intensas e chances de tempestades em diversos estados do país. O avanço da frente fria deve provocar fortes instabilidades sobre o Sudeste já nas primeiras horas do dia.
Além de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, as chuvas também afetam o oeste da Bahia, Goiás, Tocantins, sul do Piauí e do Maranhão ainda durante a madrugada.

No decorrer da manhã, as chuvas persistem nas áreas citadas, porém com intensidade variando entre fraca e moderada. A principal exceção será o estado do Rio de Janeiro, onde há risco de volumes elevados em curto intervalo de tempo.
No Sudeste, Minas Gerais e Espírito Santo permanecem em alerta para tempestades acompanhadas de fortes rajadas de vento, trovoadas e descargas elétricas. Há risco de transtornos como alagamentos, transbordamentos de rios e córregos, queda de energia e deslizamentos de terra, o que exige atenção redobrada da população.

A segunda ZCAS de 2026 provoca um cenário se repete sobre a Bahia, com aumento da presença de nuvens carregadas desde o litoral até a porção oeste do estado, há potencial para problemas. Pancadas de chuva também estão previstas para o interior do Maranhão, Pernambuco e Piauí, mas de forma menos intensa.
No Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul ainda terá períodos de sol, diferentemente do que ocorre em Goiás e no Mato Grosso. Nesses dois estados, as chuvas acontecem de forma mais generalizada, com possibilidade de trovoadas e descargas elétricas, principalmente na divisa entre Mato Grosso e Goiás.

Os alertas de chuvas intensas e tempestades também se estendem à Região Norte. As precipitações seguem recorrentes, especialmente no oeste do Amazonas e em Rondônia. Nesta terça-feira (20), os modelos indicam chuvas moderadas a fortes nesses estados. Pará e Tocantins também entram na lista de áreas sob alerta.
Grandes acumulados são esperados nesta terça-feira
Para esta terça-feira (20), são previstos grandes volumes de precipitação, principalmente no norte e leste de Minas Gerais, litoral de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, sudoeste da Bahia e parte de Goiás. Nessas áreas, os acumulados variam entre 40 e 100 mm. Previsão de acumulados para algumas capitais:
- Belo Horizonte/MG: 51 mm
- Vitória/ES: 32 mm
- Rio de Janeiro/RJ: 40 mm
- São Paulo/SP: 20 mm
No Sul de Minas e no Triângulo Mineiro, os acumulados devem ficar abaixo de 40 mm. Situação semelhante é esperada para outras áreas da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí, com volumes diários de até 30 mm. Em Pernambuco, as chuvas retornam, porém com baixos acumulados, que não devem ultrapassar 20 mm.

Apesar das chuvas intensas previstas para Mato Grosso, Rondônia, Amazonas e Pará, os volumes esperados são menores, variando entre 10 e 25 mm. Ainda assim, esses valores concentrados em curto período podem provocar transtornos, especialmente em áreas onde o solo já se encontra encharcado.