Semana Santa de 2019: previsão preliminar

Primeira versão da previsão para a Semana Santa indica que no Brasil as condições estarão estáveis com temperaturas elevadas em boa parte do país. Aqui discutimos os detalhes.

Tiago Robles Tiago Robles 23 Mar. 2019 - 10:47 UTC
Páscoa Confira o nosso especial O Tempo na Páscoa
Semana Santa de 2019, o tempo firme e quente irá predominar em boa parte do país.

Embora seja muito cedo determinar com precisão as condições de tempo para os dias da Semana Santa, é possível traçar uma tendência através das condições médias que os modelos mostram para este período, mas claro, fazendo relação a outros fatores como a oscilação de Madden-Julian e a temperatura da superfície do Oceano Atlântico.

Tendência para a Semana Santa

Primeiramente se faz necessário dizer que o El Niño ainda na irá influenciar as condições meteorológicas no Brasil, somente a partir de Maio (mais informações). Muitos podem se perguntar o porquê de a Oscilação Antártica não ser considerada nesse prognóstico. Isso ocorre por um simples fato, essa oscilação possui previsibilidade de até 7 dias, podendo determinar influência até a segunda semana no máximo.

A oscilação de Madden-Julian se mostra favorável a chuvas no centro-norte do país entre os dias 14 e 17, e desfavorável após esse período. Assim, podemos dizer que há previsão de chuva na Sexta-Feira Santa e tempo firme na Páscoa, no Nordeste, Norte e norte das regiões Sudeste e Centro-Oeste. Pelo fato de o Atlântico estar mais aquecido nas áreas mais costeiras que vai do Espírito Santo até o Rio Grande do Norte, se pode esperar chuva mais intensas. Em relação às temperaturas, a tendência é de calor ao longo do dia para todos os dias.

Para o restante do país, o modelo CFSv2 mostra previsão de chuva para o restante das regiões Centro-Oeste e Sudeste, com probabilidade de chuvas abrangentes para o Mato Grosso do Sul, metade sul do Mato Grosso, e sul de Goiás. Já para o Sudeste, como as anomalias para a Semana Santa estão praticamente dentro do esperado, a probabilidade é de pancadas isoladas. Para o Sul o indicativo é de predomínio de tempo firme e chuvas mais abrangentes no Paraná. Em relação a temperaturas, a previsão é de calor ao longo do dia, com sensação mais agradável nas regiões com mais chance de chuva.

De maneira geral, se pode esperar um período bastante proveitoso em todo o país. Para quem pretende ir ao litoral, as condições estarão favoráveis tanto em relação à chuva quanto para temperatura. E para quem optar em acompanhar as festividades e apresentações ao ar livre, a semana será bastante proveitosa também, com atenção maior apenas para o Norte e o Nordeste, onde há previsão de chuva.

Publicidade