Ar frio chegou e vai baixar ainda mais as temperaturas no Centro-Sul nesta semana: frio atípico e geada; confira

Uma massa de ar frio avança pelo Centro-Sul do Brasil e provoca temperaturas mínimas muito abaixo da média para a época. Há risco de geada nas áreas mais elevadas, principalmente na Região Sul.

As temperaturas mínimas previstas serão até 9°C abaixo da média em algumas áreas.
As temperaturas mínimas previstas serão até 9°C abaixo da média em algumas áreas.

A massa de ar frio na retaguarda da frente fria que vem avançando sobre o Brasil desde o último domingo (18), já trouxe uma grande queda das temperaturas mínimas de ontem para hoje (19).

Enquanto no domingo (18) as temperaturas mínimas no Centro-Sul estavam, em sua maior parte, acima dos 20°C, o amanhecer de segunda-feira (19) foi de apenas 11,1°C no Sul do Rio Grande do Sul.

Imagem de satélite de segunda-feira (19) de manhã.
Imagem de satélite de segunda-feira (19) de manhã.

De acordo com o modelo de confiança da Meteored, o ECMWF, a partir de terça-feira (20) o frio deve se intensificar, principalmente nas regiões mais altas, onde há risco de geada, e se espalhar pelo Centro-Sul do país, alcançando também as regiões Centro-Oeste e Sudeste. Confira os detalhes.

Semana com temperaturas abaixo da média

A previsão anomalia de temperatura para a semana entre 19 e 26 de janeiro do modelo ECMWF mostra que grande parte do país terá temperaturas entre 1°C e 6°C abaixo da média, especialmente faixa leste.

Previsão de anomalia semanal de temperatura, de acordo com o ECMWF. Créditos: ECMWF.
Previsão de anomalia semanal de temperatura, de acordo com o ECMWF. Créditos: ECMWF.

O motivo das temperaturas mais baixas são dois: o avanço da massa de ar frio sobre o Centro-Sul e também a formação de um novo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

A segunda ZCAS do ano deve causar chuvas extremas entre o Sudeste e o Nordeste, e a nebulosidade associada ao sistema reflete grande parte da radiação solar, impedindo que as temperaturas subam.

Ar frio se espalha no Centro-Sul: risco de geada nas áreas elevadas

As temperaturas continuam baixando ao longo desta semana enquanto o ar frio se espalha para áreas do Sudeste e Centro-Oeste. Na terça-feira (20), as temperaturas ficam abaixo dos 15°C na maior parte da Região Sul e na faixa de 17°C e 19°C entre São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, sul do Mato Grosso do Sul e partes de Goiás, incluindo Brasília.

Há risco de formação de geada terça-feira (20), principalmente na Serra Catarinense, onde o modelo ECMWF está prevendo mínimas da ordem dos 6°C, cerca de 9°C abaixo da média. Este valor previsto pode ser ainda menor, e podemos corrigir a saída do modelo para mínimas de cerca de 4°C.

Valores de temperatura abaixo dos 5°C indicam condições de geada, ainda mais com ventos calmos e céu claro, sem nuvens. Isso porque, nestas condições, a perda radiativa da superfície (perda de calor) é favorecida, e as temperaturas próximas ao solo podem se aproximar dos 0°C, formando a geada.

Previsão de anomalia de temperatura mínima nesta terça-feira (20), de acordo com o ECMWF.
Previsão de anomalia de temperatura mínima nesta terça-feira (20), de acordo com o ECMWF.

Na quarta-feira (21) o ar frio avança e as temperaturas diminuem no Sudeste, podendo alcançar 6°C de mínima na Serra da Mantiqueira, entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais. Nesta região, porém, a presença de vento e de nebulosidade, diminui o risco de geada.

Temperaturas mínimas da ordem dos 10°C estão previstas para o centro-leste do Paraná e de Santa Catarina. Nas regiões serranas, temperaturas abaixo dos 10°C. No Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais as mínimas serão em torno dos 15°C a 17°C, o que representa até 6°C abaixo da média em algumas áreas.

Previsão de temperatura mínima nesta quarta-feira (21), de acordo com o ECMWF.
Previsão de temperatura mínima nesta quarta-feira (21), de acordo com o ECMWF.

Na quinta-feira (22) temperaturas abaixo da média tomam conta de praticamente todo o país, tanto pela massa de ar frio quanto pelas chuvas. Na área entre o nordeste do Rio Grande do Sul e o centro-sul de Minas Gerais as temperaturas podem ser até 8°C abaixo da média, enquanto no Centro-Oeste as anomalias alcançam 5°C abaixo da média.

Previsão de anomalia de temperatura para quinta-feira (19), de acordo com o ECMWF.
Previsão de anomalia de temperatura para quinta-feira (19), de acordo com o ECMWF.

As temperaturas máximas, no entanto, se mantêm baixas e com sensação de frio apenas na faixa leste entre o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro ao longo da semana, principalmente nas terras mais altas, com mínimas abaixo dos 20°C até, pelo menos, quinta-feira (22). Nas demais áreas, apesar das temperaturas frias à noite e durante a manhã, os termômetros se elevam à tarde.

Na sexta-feira (23), as máximas sobem e sensação de calor retorna em praticamente todo o país, mesmo que as temperaturas entre a noite e o amanhecer continuem mais frescas.