Depois do frio as chuvas intensas retornam

Depois do frio as chuvas retornam para parte do Centro-Sul do Brasil nesta semana. Há risco de chuvas intensas na Região Sul e nos estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

Temperaturas ficam amenas e chuvas intensas volta a ocorrer no Centro-Sul ao longo desta semana.

A massa de ar frio que derrubou as temperaturas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, e ainda mais, provocou o fenômeno de friagem no oeste da Região Norte, se encontra sobre o oceano, na altura do Sudeste, contribuindo ainda para um tempo mais firme e temperaturas amenas na porção mais central do país.

Já no Sul e em parte dos estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, a partir desta segunda-feira (27), as chuvas volta a ocorrer com forte intensidade trazendo risco para transtornos. Isso ocorre devido à formação de baixas pressões sobre o sul da América do Sul e de ciclones extratropicais sobre o oceano, próximos a costa da Região Sul.

Previsão do tempo até a quarta-feira

A partir do fim da manhã desta segunda-feira (27) passa a chover no norte e noroeste do Rio Grande do Sul e no extremo oeste de Santa Catarina. A partir da tarde, as chuvas aumentam de intensidade e se espalham boa parte do estado gaúcho, levando risco para alagamentos para toda a metade norte do estado. Na região metropolitana de Porto Alegre, as chuvas de forte intensidade passam a ocorrer por volta do fim da tarde e início da noite. Nas demais áreas da Região, previsão de chuva isolada no meio-leste catarinense, oeste e sudoeste do Paraná.

No Centro-Oeste e no Sudeste, o tempo firme predomina, com maior concentração de nuvens no leste de Minas Gerais e no Espírito Santo. Previsão de chuva fraca na parte da tarde no norte capixaba. Já no Nordeste, chuva fraca na parte da tarde na faixa leste, que vai do sul da Bahia até Salvador. Chuva mais intensa, mas sem risco para transtornos, no norte do Maranhão e do Piauí, se estendendo até os estado da Região Norte, Pará e o Amapá.

Na terça-feira (28), a formação de uma baixa pressão próxima a costa do Rio Grande do Sul, durante a madrugada, da origem a outra frente fria, que provoca chuvas de moderada a forte intensidade e com trovoadas já no início da manhã no norte, nordeste e leste do território gaúcho, no estado de Santa Catarina, na metade oeste do Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul. Até o fim da manhã, as chuvas diminuem no Rio Grande do Sul e se espalham para as demais regiões paranaenses.

Já na parte da tarde, com o avanço da frente fria, passa a chover no oeste e sul de São Paulo. No entanto, no sul do Mato Grosso do Sul e no norte do Paraná, há risco para temporais. Em Santa Catarina as chuvas continuam, e no Rio Grande do Sul, ocorrência somente no extremo norte do estado.

No restante do país, há aumento da nebulosidade no decorrer do dia, porém o sol continua a predominar e não há previsão de chuva. Somente na faixa litorânea do Nordeste, mas nessa região, as chuvas se tornam mais isoladas e continuam a ocorrer com fraca intensidade.

Na quarta-feira (29) a frente fria se encontra mais afastada, mas mesmo assim, deixa o tempo nublado em Santa Catarina, no Paraná, metade sul do Mato Grosso do Sul e no estado de São Paulo, com chuvas pela manhã de fraca a moderada intensidade no centro e leste paranaenses e, na metade sul e leste paulistas. Na parte da tarde, passa a chover de forma isolada em todo o estado de São Paulo e em todas as regiões do Paraná. No restante do país, sem mudanças significativas em relação aos dias anteriores.

Tendência para o restante da semana

Na quinta-feira (30), uma nova área de baixa pressão se forma sobre o Sul do Brasil, provocando mais chuvas volumosas e risco para transtornos, principalmente no norte e leste do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sul do Paraná. Até o fim de semana o tempo instável se mantém sobre a Região e passa a chover no sul do Centro-Oeste e no Sudeste.