Como fica a tendência do tempo para o mês de Maio?

O mês de Abril foi marcado por uma forte estiagem no Sul e chuvas abundantes no Nordeste do Brasil. O mês de Maio marca a transição gradual para temperaturas amenas pela passagem do outono para a chegada do inverno em Junho. Veja abaixo a tendência do mês de Maio de 2020.

Temperaturas abaixo da climatologia no Brasil
As previsões indicam temperaturas abaixo da média para boa parte do país.

Como foi previsto anteriormente, os meses de março e abril foram marcados por anomalias negativas de precipitação no sul e positivas no nordeste do Brasil. No caso do Sul, apesar da Oscilação Antártica negativa (o que possibilita a entrada de sistemas frontais no Sul), a anomalia negativa da temperatura da superfície do mar (TSM) do Atlântico sul subtropical somada a fase da Oscilação de Madden-Julian (OMJ) e fatores de escala planetária geraram estiagem na região. No nordeste, as anomalias positivas da TSM do Atlântico Sul Tropical somadas a convergência de umidade sobre o continente favoreceram o regime de precipitação da região.

Climatologicamente, o mês de maio tem um baixo volume de chuvas na maior parte do país, com exceção do leste do Nordeste e Sul do Brasil. É em maio que a entrada de sistemas frontais pelo sul começam a ficar cada vez mais frequentes devido ao deslocamento das massas de ar polar (o que mantém o regime precipitação na região no período). No leste do nordeste, a chegada das ondas de leste e o sistema de brisas são responsáveis pelo quadra chuvosa. Neste período, é comum a ocorrência de nevoeiros e temperaturas mais amenas no sul e tempo seco na região central do Brasil.

Você pode se interessar por: 2020 pode ser o ano mais quente da história

As condições atuais do fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENSO) são de neutralidade com expectativa de permanecer assim até o inverno (60% de chance). Isso tem auxiliado nos movimentos convectivos sobre o centro-norte do país, facilitando a ocorrência de chuvas. Dentro da normalidade, o lento deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) para o hemisfério norte (seguindo o movimento aparente solar) provoca uma diminuição gradual na precipitação no norte do Nordeste.

A TSM do Atlântico Sul Subtropical continua com anomalia negativa e deve persistir no mês de maio. Já a oscilação Antártica negativa deve passar para positiva na segunda quinzena de maio. Essa configuração da segunda metade do mês de maio deve dificultar a entrada de sistemas frontais. Contudo, na primeira quinzena de maio, os sistemas frontais devem atuar no centro-sul.

A previsão de Maio

As previsões indicam anomalias de temperatura negativa para o centro-sul do Brasil e parte do Sertão Nordestino favorecidas pelo avanço de massas de ar polar na primeira quinzena do mês de maio. O estado do Mato Grosso do Sul deve alcançar temperaturas de até 2,5ºC abaixo da média.

As chuvas devem ficar acima da média climatológica no sudeste e centro-oeste do país, principalmente pela chegada de sistemas frontais na primeira metade do mês de maio. Além disso, as previsões indicam que a OMJ deve sair da fase 3 no início do mês de maio (não favorece as chuvas no Brasil), para a fase 8 (favorece as chuvas no Brasil) em meados do mês. A região sul deve receber precipitações abaixo da climatologia principalmente em resposta ao desenvolvimento da fase positiva da oscilação Antártica na segunda semana do mês de maio que provoca um fluxo mais zonal da corrente de jato e dificulta o deslocamento de sistemas frontais para a região.