Chuva continua no centro-sul e frio intenso atinge o país nesta semana

A presença de uma frente estacionária entre as regiões Sul e Sudeste mantém o tempo chuvoso em vários Estados. Além disso, a temperatura deve cair no final da semana, atingindo valores negativos no Sul e trazendo possibilidade de neve.

Chuva continua em São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul
O avanço de uma frente pelo país deve fazer com que a chuva se mantenha em alguns estados e as temperaturas caiam no centro-sul do Brasil.

Na última semana, o avanço de uma frente fria fez o tempo mudar em vários estados do Brasil, especialmente na região Sul, fazendo a chuva retornar após um longo período de tempo seco. Grandes acumulados de chuva foram registrados no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná entre os dias 11 e 16 de Agosto.

Em Lages, cidade de SC, houve registro de 60 mm de chuva no dia 15, enquanto em Santa Rosa, no RS, houve registro de 83 mm acumulados no dia 12. No final da semana, a chuva também avançou e atingiu com intensidade os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Com a frente estacionária entre Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, a chuva se manteve intermitente sobre estes Estados no fim de semana. Mas o que está sendo previsto para esta semana?

A chuva continua nos próximos dias

O tempo se mantém fechado e haverá formação de tempestades nos Estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, com possibilidade de pancadas breves atingirem também Minas Gerais e Rio de Janeiro nos próximos dias.

Nesta segunda-feira (17), A chuva se mantém intermitente sobre São Paulo, Paraná, boa parte do Mato Grosso do Sul e também atinge o Rio de Janeiro. O tempo se mantém fechado sobre estes estados.

Na terça-feira (18), a tendência é de que o sistema se desloque brevemente para o Sul. A chuva cessa sobre São Paulo e Mato Grosso do Sul, mas se intensifica no Paraná e Santa Catarina, atingindo também o norte do Rio Grande do Sul.

Na quarta-feira (19), a frente estacionária volta a trazer bons acumulados de chuva para o Paraná e o sul do Mato Grosso do Sul, atingindo com menor intensidade os estados de São Paulo e Santa Catarina. A situação se mantém também durante a quinta-feira (20).

Já na sexta-feira (21), o sistema frontal deve se deslocar para o norte e trazer mais chuva para São Paulo e Rio de Janeiro, deixando o tempo seco nos Estados da região Sul e no Mato Grosso do Sul.

Além da chuva, os temperaturas negativas podem formar neve no Rio Grande do Sul e Santa Catarina durante a sexta-feira.

No sábado (22), chuvas fracas ainda podem se formar nas regiões litorâneas do Sudeste, mas a tendência é que se dissipem aos poucos e dêem espaço à condições de tempo mais aberto e seco.

O domingo (23) já deve ser de tempo seco e aberto em todos os Estados do centro-sul brasileiro, com baixíssima probabilidade de chuva.

No restante do Brasil, o tempo se mantém predominantemente seco. No Nordeste, por exemplo, há apenas possibilidade de chuva fraca nas regiões litorâneas. Mato Grosso e Goiás continuam com tempo seco e baixíssima possibilidade de chuva. A região produtora do MaToPiBa também se mantém com tempo predominantemente seco.

Há apenas possibilidade de pancadas isoladas em parte da região Norte, especialmente ao norte do Rio Amazonas, que ocorrem de maneira rápida durante a tarde. Estados como Roraima, Amazonas, Pará e Amapá podem registrar chuva ao longo da semana.

As temperaturas caem no país

Além da chuva, as temperaturas também devem mudar ao longo desta semana. A partir desta quarta-feira (19), uma massa de ar frio começa a penetrar no país e fazer as temperaturas caírem. Há possibilidade de geadas generalizadas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina já na madrugada de quinta-feira (20).

Com o frio intenso, há também possibilidade de formação de NEVE nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina na sexta (21) e no sábado (22).

Na sexta-feira (21), uma onda de frio avança sobre Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo e chega também a Rondônia, fazendo com que as temperaturas fiquem mais amenas nestes Estados. No Rio Grande do Sul, haverão registros de temperaturas negativas.

No sábado (22), além da possibilidade de neve, temperaturas negativas estão previstas em boa parte de Santa Catarina e do Paraná. Além disso, a onda de frio atinge também boa parte de Minas Gerais e Goiás, fazendo as temperaturas ficarem mais amenas nestes Estados.

No domingo (23), as temperaturas começam a aumentar novamente sobre o Brasil, junto ao tempo mais aberto e seco, atingindo valores elevados especialmente no centro-norte do país.