Brasil pode ser o país mais quente na semana do Natal: bloqueio atmosférico causará calor escaldante em 8 estados

Um vórtice ciclônico irá proporcionar uma semana de Natal escaldante em 8 estados do Sul, do Sudeste e do Nordeste, com temperaturas de quase 40°C. Confira aqui os detalhes.

onda de calor
Um vórtice ciclônico irá proporcionar uma semana de Natal escaldante em 8 estados do Sul, do Sudeste e do Nordeste, com temperaturas de quase 40°C.

Um padrão de bloqueio atmosférico está em curso e irá impactar a semana do Natal, dificultando o avanço de uma frente fria, que se mantém atuante sobre o estado do Rio Grande do Sul. Além disso, as chuvas ficam concentradas também no oeste e extremo norte do Brasil.

Essa condição faz com que as temperaturas subam muito no centro-leste e nordeste do país e em parte da Região Sul, com os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará registrando as temperaturas máximas mais elevadas do mundo de 35 para mais de 40°C. A Argentina e a Austrália estão nesta briga, mas é muito provável que o Brasil registre as temperaturas mais elevadas, uma vez que as máximas nesses países variam de 32 a 34°C.

Vórtice Ciclônico favorece condição de bloqueio atmosférico

Nesta época do ano, correspondente ao período chuvoso no Brasil, é comum a atuação dos Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN), principalmente sobre a Região Nordeste. Quando posicionados nessa área, esses sistemas, em conjunto com a Alta da Bolívia e a presença de um cavado em níveis médios entre o Sul e o Sudeste, favorecem a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). A ZCAS caracteriza-se como um extenso corredor de umidade orientado no sentido Noroeste–Sudeste, responsável por episódios de chuvas persistentes e volumosas em grande parte do território brasileiro.

vórtice ciclônico bloqueio
Ventos em 300 hPa realçam a circulação ciclônica característica do VCAN sobre o Brasil Central no dia 24 de dezembro.

Os VCAN atuam nos níveis mais elevados da atmosfera, geralmente entre 300 e 250 hPa. Por se tratarem de sistemas de baixa pressão em altos níveis, apresentam comportamento distinto em suas diferentes regiões: no centro do vórtice, predomina movimento descendente do ar, o que dificulta a formação de nuvens e reduz a ocorrência de precipitação. Em contrapartida, nas bordas do sistema, há movimento ascendente do ar, favorecendo o desenvolvimento de nebulosidade e a ocorrência de chuvas, que podem ser localmente intensas.

bloqueio
Previsão de chuva e nebulosidade para a tarde do dia 24 de dezembro.

Quando um VCAN se posiciona sobre o Brasil Central, ele tende a dificultar o avanço de sistemas frontais, que acabam ficando restritas à Região Sul. Nessa configuração, observa-se também o deslocamento das áreas de maior instabilidade para o oeste e o norte do país, onde o transporte de umidade e a divergência em altos níveis favorecem a formação de chuva.

As temperaturas mais elevadas do mundo na véspera e no Natal

Já neste fim de semana, as temperaturas entram em tendência de aumento, mas ainda não passam dos 30°C na maioria das localidades do centro-sul, somente na região do Rio Grande do Sul de Porto Alegre e de Novo Hamburgo, com máximas de 34 a 36°C. Já no Nordeste, no interior de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte e do Ceará, as temperaturas atingem os 37°C, com possibilidade de sensação acima dos 40°C.

O litoral do Paraná pode registrar as temperaturas mais elevadas do planeta na véspera do Natal.

No decorrer dos dias seguintes, chegando na véspera de Natal, as temperaturas sobem e a sensação de calor aumenta muito em Santa Catarina, no Paraná, em São Paulo e no Rio de Janeiro, principalmente nas localidades da faixa leste.

onda de calor
Temperatura máxima para a região de Santa Catarina e Paraná no dia 24 de dezembro.

Em Santa Catarina, de São João Batista até Joinville, passando por Blumenau e Jaraguá do Sul, as temperaturas máximas no dia 24 de dezembro podem chegar aos 38°C, com sensação térmica acima dos 40°C. No Paraná, na região litorâneas as temperaturas podem atingir os incríveis 43°C, sendo de longe, o lugar mais quente do planeta na véspera do Natal.

onda de calor
Temperatura máxima para a região de São Paulo e Rio de Janeiro no dia 24 de dezembro.

Indo para o Sudeste. No estado de São Paulo as máximas ficam entre 29 e 35°C, com valores máximos no litoral sul. Na região da capital, as temperaturas ficam em 34°C, que já é muito quente para o paulistano. No Rio de Janeiro, as temperaturas atingem os 38°C na região metropolitana da capital, com sensação pode superar os 40°C.

onda de calor
Temperatura máxima para a região do interior do Nordeste no dia 24 de dezembro.

No Nordeste, as temperaturas continuam elevadas nos mesmos patamares do fim de semana com valores máximos variando de 32 a 38°C, com sensação térmica podendo superar os 40°C no interior da Região entre os estados de Pernambuco, da Paraíba, do rio Grande do Norte e do Ceará.