Frio atípico e variação de 15°C para localidades do Sul e do Sudeste a uma semana do Natal

Massa de ar frio que atua após passagem de frente fria deixa temperaturas atípicas nesta primavera. A variação das temperaturas chegam a 15°C em locais do Sul e Sudeste do Brasil.
- Veja também: Chuvas intensas em Ilhabela, SP, deixam dois mortos e causam destruição em vários bairros
As festas de fim de ano estão se aproximando e, nestes últimos dias de primavera, o frio atípico para a estação mantém as temperaturas amenas em localidades do Sul e do Sudeste do Brasil. Contudo, as tardes ainda terão temperaturas elevadas, promovendo grandes amplitudes térmicas.
Um dos fatores que favorece a chegada de massas de ar frio ao Brasil é a Oscilação Antártica (AAO) em fase negativa. Nessa condição, a AAO pode modular a intensidade e o alcance das frentes frias, permitindo que massas de ar frio avancem com mais facilidade para diferentes regiões da América do Sul, incluindo áreas centrais e do Sudeste do Brasil.

A imagem acima mostra como a AAO tem se comportado nos últimos meses. Os valores permaneceram negativos, o que proporcionou uma maior entrada de frentes frias, que avançaram para áreas de menores latitudes em território brasileiro. A tendência é que, nos próximos dias, esse índice volte a ser positivo, mas, logo em seguida, o cenário se altera novamente, com os valores retornando à fase negativa.
Confira agora a previsão do tempo para esta quinta-feira (18) e também informações para a sexta-feira (19).
Manhãs frias e tardes quentes no Sul do Brasil
A passagem de uma frente fria no início e no meio desta semana trouxe chuvas e uma massa de ar frio, que deixou as temperaturas mais amenas. Já no amanhecer desta quarta-feira (17), os termômetros registraram valores baixos em boa parte da Região Sul, cenário que deve se manter nesta quinta (18) e sexta-feira (19), com temperaturas inferiores a 10°C em algumas áreas.

As regiões mais frias seguem sendo a Serra Catarinense, onde as temperaturas variam entre 4°C e 6°C, o que pode provocar geadas, mesmo no final da primavera. Nas demais áreas de Santa Catarina, as mínimas ficam entre 8°C e 12°C entre quinta (18) e sexta-feira (19).
Em Santa Catarina, as temperaturas sobem ao longo das tardes, com máximas entre 25°C e 27°C na quinta-feira, superando os 28°C na sexta (19), especialmente no oeste do estado.

A massa de ar frio também atua sobre o Rio Grande do Sul, mantendo o amanhecer desta quinta (18) com temperaturas próximas de 14°C em grande parte do estado. Na sexta-feira (19), os termômetros voltam a subir, e o frio fica mais restrito ao norte gaúcho, com mínimas entre 13°C e 15°C.
No Paraná, o amanhecer também será mais frio nesta quinta (18) e sexta-feira (19). As áreas mais frias ficam na porção centro-leste do estado, com mínimas entre 13°C e 14°C. À tarde, o calor retorna, com máximas de até 29°C no noroeste paranaense e valores entre 25°C e 28°C nas demais regiões.
Massa de ar frio deixa temperaturas amenas no Sudeste
A massa de ar frio não ficará restrita apenas à Região Sul. O sistema avança e alcança o Sudeste do Brasil, reduzindo as temperaturas no amanhecer desta quinta (18) e sexta-feira (19).

As menores temperaturas estão previstas para a Serra da Mantiqueira, entre São Paulo e Minas Gerais, e para a Região Serrana do Rio de Janeiro. Nas áreas mais altas da Serra da Mantiqueira as temperaturas podem chegar aos 6°C na manhã desta quinta-feira (18).
Nas demais áreas, os termômetros variam entre 11°C e 16°C nesta quinta (18). Na sexta-feira (19), há leve elevação, com mínimas entre 14°C e 18°C. Durante as tardes, as máximas não superam os 25°C na quinta e chegam aos 29°C na sexta-feira (19).

Confira as temperaturas para esta algumas cidades nesta quinta-feira (18):
- Belo Horizonte/MG - Mín.: 16°C / Máx.: 24°C
- São Paulo/SP - Mín.: 15°C / Máx.: 26°C
- Campos do Jordão/SP - Mín.: 11°C / Máx.: 19°C
- Nova Friburgo/RJ - Mín.: 14°C / Máx.: 22°C
A amplitude térmica também será significativa em municípios da porção central e oeste de São Paulo, além do sudoeste e Triângulo Mineiro, com mínimas próximas de 19°C e máximas que se aproximam dos 30°C no oeste paulista e chegam aos 26°C no oeste de Minas Gerais.