Vórtice Ciclônico afeta semana do Natal com seca, calor e chuvas; entenda o sistema
Tempo seco, altas temperaturas e previsão de chuva, assim será a semana do Natal que contará com a presença de um vórtice ciclônico sobre o Centro-leste do Brasil a partir desta segunda-feira

Na semana em que se celebra o Natal, também haverá a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o centro-leste do Brasil. Os VCANs são definidos como sistemas fechados de baixa pressão, de escala sinótica, que se formam na alta troposfera (Gan e Kousky, 1982).
A previsão indica que o sistema deve atuar sobre áreas do centro-leste do Brasil, abrangendo o Sudeste, o sul e o oeste do Nordeste e o leste do Centro-Oeste. Dessa forma, as chuvas tendem a se concentrar sobre áreas da Região Sul, no restante do Centro-Oeste e em porções mais ao norte do Nordeste.

Por outro lado, o VCAN inibe a formação de nebulosidade em seu núcleo. Assim, a tendência é de tempo firme em grande parte do Sudeste, na porção leste do Centro-Oeste e também no oeste e sul da Bahia, especialmente nos dias que antecedem o Natal, conforme é mostrada na imagem acima.
Veja a seguir a tendência do tempo para os dias que antecedem a data festiva.
Tempo seco e temperaturas elevadas marcam o início da semana
Com a formação do VCAN no início da próxima semana, a tendência é de tempo estável sobre parte do Brasil Central. Apesar da presença de nebulosidade, conforme indicado pelos modelos de previsão do tempo, não há condições favoráveis à precipitação, nem quantidade significativa de água precipitável para a ocorrência de chuva.

A atuação do VCAN também influencia o comportamento das temperaturas no Brasil Central. De acordo com o ECMWF Charts, os valores devem permanecer acima da média climatológica entre os dias 22 e 29 de dezembro, com destaque para o centro-leste do país.
Entre a divisa de Minas Gerais com a Bahia, as temperaturas da próxima semana podem ficar até 6°C acima do normal para o período. Em média, essa região deve registrar valores entre 1°C e 3°C acima da climatologia.

Outras áreas do país também devem sentir esse aquecimento, como boa parte do Sul do Brasil, o leste do Centro-Oeste e o sudeste do Nordeste, onde as temperaturas devem variar entre 0°C e 1°C acima da média.
Chuvas intensas atingem a Região Sul
As chuvas voltam a ganhar força na Região Sul ao longo da próxima semana e podem ocorrer com forte intensidade, além de favorecer a ocorrência de tempestades. Esse cenário está associado ao avanço de uma nova frente fria, que organiza um corredor de umidade sobre a região.
Além disso, a presença do VCAN influencia diretamente o avanço do sistema frontal, atuando como um bloqueio atmosférico, o que dificulta o deslocamento da frente fria para outras áreas do Brasil.
Referências:
Gan, M.A; Kousky, V.E, 1982. Estudo observacional sobre as baixas frias da alta troposfera nas latitudes subtropicais do Atlântico Sul e Leste do Brasil. São José dos Campos, INPE,. (INPE -2579-PRE/227)