Fim de semana será com chuva e calor pelo Brasil: INMET emite alerta para 20 estados

INMET deixa 20 estados sob alerta amarelo e laranja para riscos de tempestades e chuvas intensas neste final de semana. Sábado e domingo terão temperaturas elevadas e termômetros superam os 30°C.
O final de semana será bastante movimentado em terras brasileiras. Há previsão de calor, com temperaturas superiores aos 30°C na Região Sul, em parte do Centro-Oeste e do Sudeste, e superando os 35°C em áreas do Nordeste do Brasil.
Além das altas temperaturas previstas para o período da tarde, o país segue sob a influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que forma uma extensa faixa de nebulosidade e chuva desde o Norte até o Sudeste. No Nordeste, a presença de umidade favorece a ocorrência de chuvas, atingindo estados como Bahia, Maranhão e Piauí.

Para este sábado (20) e domingo (21), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas amarelo e laranja para chuvas intensas nas áreas sob influência da ZCAS. Já no domingo (21), alerta amarelo foi emitido para a Região Sul, devido ao avanço de uma frente fria que eleva o risco de tempestades.
Ao todo, 20 estados permanecem sob algum nível de alerta neste final de semana. Confira, a seguir, os principais destaques da previsão do tempo.
Chuvas de Norte a Sul do Brasil
A ZCAS atua sobre áreas do Brasil Central e do Sudeste, formando uma banda de nuvens carregadas que mantém o tempo encoberto e com chuva neste sábado (20). A partir de domingo (21), o sistema perde sua configuração, mas a umidade ainda presente continua favorecendo instabilidades.

No Nordeste, há previsão de formação de nuvens carregadas, enquanto a Região Norte também registra áreas de instabilidade. Com isso, a manhã de sábado (20) será chuvosa em pontos do Tocantins, Pará, Amazonas e Rondônia.
Durante a tarde, as chuvas se espalham pelas regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e oeste do Nordeste, com previsão de pancadas intensas e trovoadas em diversos estados. À noite, a chuva perde força e passa a se concentrar sobre o norte do Mato Grosso e o interior do Tocantins.
O amanhecer de domingo (21) será marcado por chuvas isoladas no Centro-Oeste e no Nordeste. Até o fim da manhã, são esperadas chuvas leves a moderadas entre o Mato Grosso do Sul e o norte do Maranhão, além do retorno das pancadas no leste da Bahia, algumas com forte intensidade.

No período da tarde, a formação de uma nova frente fria favorece pancadas de chuva forte no Sul do Brasil. No Sudeste, os maiores volumes devem ocorrer em Minas Gerais, enquanto o Centro-Oeste e grande parte da Região Norte seguem em alerta. No Nordeste, os maiores riscos de chuvas intensas e tempestades se concentram na Bahia, Maranhão e Piauí.
Calor! Temperaturas superam os 30°C em várias regiões
Apesar da nebulosidade e da chuva, quem espera um final de semana mais ameno pode se surpreender. Uma frente fria avança pelo Sul do Brasil na noite de sábado (20), mas, antes disso, ventos de noroeste transportam ar quente, elevando as temperaturas na região pré-frontal.

A tarde de sábado (20) será quente em grande parte do Sul do país, com temperaturas acima dos 33°C no Rio Grande do Sul e em torno de 30°C no oeste e extremo sul de Santa Catarina. No Paraná, as máximas variam entre 25°C e 29°C.
No interior do Nordeste, o calor se intensifica, com temperaturas chegando aos 36°C tanto no sábado quanto no domingo (21), especialmente no extremo norte da Bahia, além do interior de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.

No oeste do Mato Grosso, as máximas variam entre 30°C e 32°C no sábado (20), podendo alcançar 33°C no domingo (21), principalmente nas áreas próximas à divisa com a Bolívia.
No domingo (20), as temperaturas diminuem em parte do Rio Grande do Sul, mas Porto Alegre/RS ainda pode registrar máximas de até 34°C, enquanto Novo Hamburgo/RS calor de 36°C. No Sudeste, São Paulo volta a ter máximas em torno de 32°C, cenário semelhante ao observado no noroeste do Paraná.